Tamanho do texto

Equipe britânica pode confirmar o vice-campeonato de Construtores neste domingo. Massa destoa dos pilotos no topo da tabela

Com o bicampeonato mundial de Construtores da Red Bull já garantido , a briga agora é pelo segundo lugar. Faltando três corridas para o fim da temporada, Ferrari e McLaren, duas das equipes com o maior número de títulos da história da Fórmula 1 , ainda lutam pelo vice-campeonato de 2011. Mas a equipe britânica tem larga vantagem e pode garantir a segunda colocação já neste fim de semana.

Veja também: Cirurgião acredita no retorno de Robert Kubica à Fórmula 1

McLaren tem deixado a Ferrari para trás nesta temporada
AP
McLaren tem deixado a Ferrari para trás nesta temporada

Com 418 pontos no Mundial de Construtores , a McLaren precisa apenas de mais 21 para garantir matematicamente o vice-campeonato. A Ferrari precisaria de um milagre para deixar a terceira colocação – a escuderia italiana não pode mais ser alcançada pela Mercedes, quarta colocada.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

A superioridade da McLaren foi conquistada principalmente no segundo semestre. Em boa fase, a escuderia britânica somou 138 pontos após as férias de meio de ano, com uma vitória, três segundos lugares e um terceiro desde então. No mesmo período, a Ferrari marcou apenas 95 pontos, com somente dois pódios – ambos de Fernando Alonso.

Ao longo da temporada, a McLaren obteve cinco vitórias e 14 pódios, contra uma vitória e oito pódios da Ferrari. Além disso, a escuderia britânica conseguiu a única pole que não foi da Red Bull na temporada – no Grande Prêmio do Japão , Lewis Hamilton largou na frente.

Apesar da superioridade sobre a rival, a McLaren não poderá quebrar um tabu neste ano. Desde 1998, quando a equipe contava com David Coulthard e Mika Hakkinen, a escuderia não fica com o título do Mundial de Construtores .

A seca de títulos permitiu que a Ferrari disparasse como a maior vencedora da história. No começo dos anos 2000, estava nove a oito para a escuderia italiana, que, desde então, levou mais sete títulos (2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2007 e 2008) e viu a rival ficar estacionada. A Williams, com nove campeonatos, aparece na segunda colocação.

Massa não conseguiu bons resultados neste ano
EFE
Massa não conseguiu bons resultados neste ano
Massa destoa no topo da tabela

Para garantir o vice-campeonato do Mundial de Construtores, a McLaren tem uma vantagem: seus dois pilotos, Jenson Button e Lewis Hamilton, aparecem bem na temporada. Button é vice-líder com 222 pontos, atrás apenas do campeão Sebastian Vettel. Hamilton, por sua vez, é quinto, com 196 pontos. Pela Ferrari, Alonso vai bem e ocupa a terceira colocação, com 212 pontos. Quem destoa é Felipe Massa, que tem apenas 98 pontos.

Enquanto Button tem três vitórias e nove pódios, Hamilton conquistou duas vitórias e cinco pódios, e Alonso venceu uma vez e terminou oito vezes entre os três primeiros, Massa sequer foi ao pódio nesta temporada.

O brasileiro se destacou mais no ano por conta de suas polêmicas com Hamilton do que pelo seu desempenho. Seu melhor resultado em provas foi o quinto lugar, conquistado quatro vezes. Em classificatórios, o máximo que conseguiu foi um terceiro lugar, no Canadá .

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.