Tamanho do texto

Conheça um pouco da história do bicampeão mais jovem da história da Fórmula 1

Neste domingo (9), Sebastian Vettel sagrou-se campeão da temporada de 2011 da Fórmula 1 após chegar em terceiro no Grande Prêmio do Japão . Com apenas 24 anos e três meses, o alemão já é bicampeão, um recorde na história da categoria .

Siga o iG Automobilismo no Twitter

A trajetória de sucesso de Vettel começou muito cedo, no Kart. Nascido em Heppenheim, uma pequena cidade no oeste da Alemanha, em 3 de julho de 1987, ele começou a correr com oito anos. Fã de Michael Jackson e Michael Jordan, descobriu que não tinha talento para o basquete nem para a música e resolveu seguir o caminho de seu outro ídolo: o piloto Michael Schumacher.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Em 2001 conquistou seu primeiro título notável, na Junior Monaco Kart Cup. Em 2003, passou a competir em monopostos, ficando em segundo na Fórmula BMW. No ano seguinte, foi campeão na mesma categoria, vencendo 18 das 20 provas do campeonato. Em 2005, o alemão deu um grande passo em sua carreira ao entrar para a F3 europeia, onde correu ao lado de Lewis Hamilton, Adrian Sutil, Lucas di Grassi e Paul di Resta. No mesmo ano, Vettel teve seu primeiro contato com a Fórmula 1, em um teste para a equipe Williams.

Na temporada de 2006, o alemão dividiu seu tempo entre a Fórmula 3, na qual terminou o ano em segundo, e a Fórmula 1 – como piloto de testes da Sauber. Sua estreia na principal categoria do automobilismo aconteceu no ano seguinte. O atual campeão do mundo disputou seu primeiro Grande Prêmio nos Estados Unidos, no dia 17 de junho de 2007, em substituição ao então lesionado Robert Kubica. Logo em sua primeira prova, Vettel já deu mostras de seu talento: cruzou a linha de chegada em oitavo e tornou-se o mais jovem piloto da história da categoria a pontuar.

Com o bom desempenho, o alemão assumiu a vaga de titular da Toro Rosso já na corrida da Hungria daquele ano. Após um início de temporada complicado em 2008, com muitos abandonos, Vettel voltou a quebrar recordes no GP da Itália: tornou-se o piloto mais jovem a conquistar uma pole position e a vencer uma corrida de F1 - aos 21 anos. O jovem talento foi então para a Red Bull e chegou ao vice-campeonato em 2009, atrás apenas de Jenson Button, da Brawn.

Em 2010 , ele escreveu definitivamente seu nome na história da Fórmula 1. Após uma temporada muito acirrada, o alemão chegou na ultima etapa do ano na terceira colocação do Mundial, 15 pontos atrás do líder. No entanto, Vettel conseguiu vencer em Abu Dhabi, para assegurar o primeiro título de sua carreira, com apenas 23 anos.

Agora, o campeão mais jovem da F1 repete o feito e conquista seu segundo título consecutivo , dessa vez com quatro provas de antecipação e soberania absoluta .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.