Tamanho do texto

Artifício é a grande novidade do bólido da escuderia italiana para a nova temporada

Na manhã desta sexta-feira (3), a Ferrari lançou seu novo carro para a temporada de 2012 da Fórmula 1 . O lançamento, divulgado no website oficial da equipe, chamou a atenção principalmente pelo fato de o bico apresentar um degrau, utilizado para cumprir a nova exigência do regulamento que prevê que a parte dianteira seja mais baixa. O sistema deve ser usado nos carros de diversas escuderias do grid.

Leia também: Veja o antes e depois do carro da Ferrari de 2011 e 2012

A equipe decidiu lançar os modelos pela internet devido às más condições climáticas na região de Maranello, na Itália. O forte inverno e a neve atrapalharam a organização, e fizeram com que o tradicional evento de lançamento dos carros fosse cancelado.

Além da Ferrari, a Caterham e a Force India já apresentaram seus novos carros com o degrau no bico. Por outro lado, sua rival McLaren não escolheu utilizar este artifício, e, na ocasião do lançamento, na última quarta-feira , o inglês Jenson Button disse que o carro novo era “mais bonito do que muitos que iriam ser lançados”.

Leia também: Entenda o degrau no bico e outras mudanças da Fórmula 1 em 2012

De acordo com a Ferrari, as outras novidades no F2012 são a distribuição do peso na frente do carro, a posição do escapamento e o mapeamento do motor. As barras de suspensão dianteiras e traseiras, com novo desenho, têm o objetivo de melhorar a aerodinâmica do bólido e baixar o centro de gravidade.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Depois da apresentação, Fernando Alonso afirmou que notou diferenças entre o F2012 com relação aos carros dos anos anteriores. “Parece estar bastante diferente do que vimos nos dois últimos anos”. O espanhol também mostrou empolgação. “Esta é minha terceira temporada na Ferrari e vou começar com a mesma força e determinação. Quero ter um grande ano”.

O bicampeão tenta em 2012 conquistar seu terceiro título e tirar a Ferrari de um jejum que já dura quatro temporadas - Kimi Raikkonen, em 2007, foi o último ferrarista a se sagrar campeão. Felipe Massa, outra esperança de título da escuderia, se mostrou otimista e também elogiou o bólido e o trabalho realizado pela equipe. "O carro parece bastante agressivo. Eu sei que há sempre muito esforço da equipe quando se trata de montar um carro. Sempre queremos desenvolver novos modelos, por isso estou bastante impressionado com este".

Leia também : Hispania anuncia Karthikeyan para última vaga no grid

Com o lançamento da Ferrari e da Force India na manhã de hoje, já são quatro as equipes que revelaram suas máquinas para a nova temporada. A Lotus deve apresentar no domingo (5), enquanto Sauber, Red Bull, Toro Rosso e Williams apresentam seus bólidos entre segunda e terça-feira, dia de início dos testes de pré-temporada em Jerez de la Frontera, na Espanha. A Mercedes só vai mostrar seu novo bólido no dia 21. Marussia e Hispania ainda não definiram as datas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.