
Foram longos oito anos de espera para os fãs da Fórmula 1, mas no próximo fim de semana um brasileiro voltará a correr no GP de São Paulo, no Autódromo de Interlagos.
Piloto da Sauber, o novato Gabriel Bortoleto será responsável pela emoção que já não vinha desde 2017, em corrida que ficou marcada pela despedida de Felipe Massa.

O então piloto da Williams, que havia tido uma despedida emocionante em 2016, acabou ficando por mais uma temporada na F1 e somente em 2017 o adeus oficial aconteceu.
Naquela ocasião, Massa fez um fim de semana consistente e uma corrida impecável. O brasileiro largou na nona colocação, e terminou em 7º, ficando atrás somente dos carros de Ferrari, RBR e Mercedes, que eram as três principais equipes da temporada.
O que esperar de Bortoleto em Interlagos?
Natural de Osasco, em São Paulo, Gabriel Bortoleto correrá pela primeira vez em sua casa. O piloto de 21 anos ocupa a 19ª colocação no campeonato mundial, com 19 pontos conquistados.
Depois de um início complicado e sem pontuar, o brasileiro entrou numa crescente e chamou atenção ao conseguir bons pontos na reta final da turnê europeia da F1.
Gabriel Bortoleto, porém, sofreu em corridas recentes. O jovem passou em branco no Azerbaijão, em Singapura e no Texas, mas retomou a confiança ao voltar a pontuar no GP do México, o último antes do Brasil.
“Correr na frente do meu País, representando o Brasil, é uma oportunidade única na minha vida. Não vejo a hora e, sendo bem sincero, não vou mentir, estou muito ansioso”, disse Gabriel em entrevista recente à Folha.
A expectativa é a de que Gabriel Bortoleto possa pontuar e quebrar um jejum de 52 anos na Fórmula 1. A última vez que um brasileiro pontuou em sua estreia no GP do Brasil foi em 1973, com a histórica vitória de Emerson Fittipaldi.
A partir dali foram quatro abandonos: Piquet (1979), Ayrton Senna (1984), Rubens Barrichello (1993) e Felipe Massa (2002).
Com ingressos esgotados para o GP de São Paulo, Bortoleto contará com grande apoio da torcida para fazer história mais uma vez.