GP de São Paulo: Bortoleto quebra jejum de 8 anos sem brasileiros

Última corrida de um brasileiro em Interlagos na F1 foi em 2017, na despedida de Felipe Massa à categoria

Gabriel Bortoleto pode quebrar jejum de pontos de brasileiros estreantes correndo em casa
Foto: Reprodução/X
Gabriel Bortoleto pode quebrar jejum de pontos de brasileiros estreantes correndo em casa

Foram longos oito anos de espera para os fãs da Fórmula 1, mas no próximo fim de semana um brasileiro voltará a correr no GP de São Paulo, no Autódromo de Interlagos.

Piloto da Sauber, o novato Gabriel Bortoleto  será responsável pela emoção que já não vinha desde 2017, em corrida que ficou marcada pela despedida de Felipe Massa.

Felipe Massa foi para os boxes em lágrimas no GP de São Paulo de 2016. Até então aquela seria sua despedida de Interlagos na F1
Foto: Reprodução/X
Felipe Massa foi para os boxes em lágrimas no GP de São Paulo de 2016. Até então aquela seria sua despedida de Interlagos na F1

O então piloto da Williams, que havia tido uma despedida emocionante em 2016, acabou ficando por mais uma temporada na F1 e somente em 2017 o adeus oficial aconteceu.

Naquela ocasião,  Massa fez um fim de semana consistente e uma corrida impecável. O brasileiro largou na nona colocação, e terminou em 7º, ficando atrás somente dos carros de Ferrari, RBR e Mercedes, que eram as três principais equipes da temporada.



O que esperar de Bortoleto em Interlagos?

Natural de Osasco, em São Paulo, Gabriel Bortoleto correrá pela primeira vez em sua casa. O piloto de 21 anos ocupa a 19ª colocação no campeonato mundial, com 19 pontos conquistados.

Depois de um início complicado e sem pontuar, o brasileiro entrou numa crescente e chamou atenção ao conseguir bons pontos na reta final da turnê europeia da F1. 

Gabriel Bortoleto, porém, sofreu em corridas recentes. O jovem passou em branco no Azerbaijão, em Singapura e no Texas, mas retomou a confiança ao voltar a pontuar no GP do México, o último antes do Brasil.

Foto: Reprodução Redes Sociais
Gabriel Bortoleto representará o Brasil nesse GP de São Paulo


“Correr na frente do meu País, representando o Brasil, é uma oportunidade única na minha vida. Não vejo a hora e, sendo bem sincero, não vou mentir, estou muito ansioso”, disse Gabriel em entrevista recente à Folha.

A expectativa é a de que Gabriel Bortoleto possa pontuar e quebrar um jejum de 52 anos na Fórmula 1. A última vez que um brasileiro pontuou em sua estreia no GP do Brasil foi em 1973, com a histórica vitória de Emerson Fittipaldi.

A partir dali foram quatro abandonos: Piquet (1979), Ayrton Senna (1984), Rubens Barrichello (1993) e Felipe Massa (2002).

Com ingressos esgotados para o GP de São Paulo, Bortoleto contará com grande apoio da torcida para fazer história mais uma vez.