
Primeiro piloto brasileiro a competir na Fórmula 1 nesta década, Gabriel Bortoleto, que estreou na categoria em 2025, com a Sauber, completa 21 anos de idade nesta terça-feira (14).
O início do atleta na principal competição do mundo do automobilismo é promissor, sendo o representante mais jovem da história do país a pontuar, superando Felipe Massa ao finalizar com a oitava posição do GP da Áustria.
O empolgante começo de Bortoleto na F1 nos obriga a fazer uma instigante pergunta: poderia ele dar o mesmo salto que Ayrton Senna, tricampeão mundial, deu aos 28 anos?
Salto de Ayrton Senna
Mesmo com uma grande carreira no kart e em categorias inferiores, Ayrton Senna ingressou na Fórmula 1 apenas aos 24 anos, quando, após testes na temporada anterior, se tornou piloto da britânica Toleman.
Na escuderia inglesa, o lendário automobilista ficou apenas um ano, se transferindo para a Lotus, também do Reino Unido, em 1985.
Na Lotus, Senna conquistou suas primeiras vitórias na categoria e alçou voos maiores, almejando o título individual, mas ainda sendo limitado por não comandar um dos melhores carros do circuito.
O grande salto da carreira de Ayrton Senna veio em 1988, aos 28 anos de idade. Após quatro temporadas na F1, ingressou à McLaren, dona de dois dos últimos quatro campeonatos de construtores, e três conquistas de pilotos, todas com Alain Prost.
Na tradicional escuderia, o brasileiro finalmente pôde disputar, de fato, as principais conquistas da competição, sendo campeão da Fórmula 1 logo em sua primeira temporada.
Na equipe, seguiu sua histórica rivalidade com o francês Alain Prost, e venceu mais dois títulos de pilotos, em 1990 e 1991.
Trajetória de Bortoleto
Assim como Senna, Gabriel Bortoleto teve uma carreira brilhante antes de ingressar a Fórmula 1, com duas conquistas marcantes: os títulos da Fórmula 3 e Fórmula 2, ambos como debutante.
Em 2023, com apenas 18 anos de idade, abriu grande vantagem durante a temporada e venceu, sem muitos concorrentes, o troféu individual da categoria.
No ano seguinte, o título veio com maiores dificuldades. No último circuito do ano (Yas Marina, em Abu Dhabi), estava praticamente empatado com o franco-argelino Isack Hadjar, mas superou o concorrente ao terminar com a segunda colocação da corrida.
Seu desempenho em sua primeira temporada na Fórmula 1 agrada diversos especialistas e pessoas envolvidas na categoria. Em 18 etapas até o momento, fez 18 pontos.
Para 2026, Bortoleto está confirmado como piloto da Audi, que substituirá a Sauber no circuito, mas seu futuro é incerto a partir de 2027.
Segundo o jornal suíço "Blick", Gabriel está no radar da Ferrari para uma possível vaga em sua equipe de pilotos. De acordo com a publicação, “o brasileiro está na lista de desejos da escuderia para 2027” .
Apesar de a equipe italiana já ter seus pilotos definidos para a próxima temporada, com Charles Leclerc e Lewis Hamilton, mudanças podem ocorrer daqui a dois anos, principalmente porque o britânico tem contrato apenas até o final de 2026.
Essa não é a primeira vez que Bortoleto tem seu nome ligado à escuderia italiana. Recentemente, diante de uma possível saída de Hamilton, o ex-chefe da F1, Bernie Ecclestone, afirmou que o próximo piloto da equipe deveria ser o brasileiro.
“As fortes atuações de Bortoleto em uma equipe de meio de pelotão como a Sauber deveriam realmente acordar a Ferrari. Para os italianos, a resposta à pergunta ‘quem será o próximo piloto’ deve ser o brasileiro Bortoleto” , disse Ecclestone.