
O piloto Oscar Piastri, da McLaren, levou a melhor na disputa contra Max Verstappen, da Red Bull Racing, e venceu o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1, neste domingo (20).
Verstappen terminou a corrida em segundo lugar, e Charles Leclerc, da Ferrari, fechou o pódio na terceira posição. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, terminou na 18ª colocação.
Com a vitória, Piastri assumiu a liderança da tabela de classificação da Fórmula 1. O piloto australiano chegou a 99 pontos e ultrapassou seu companheiro de equipe, Lando Norris, que terminou em quarto lugar na Arábia Saudita, e agora soma 89 pontos.
A corrida
Pole position, Verstappen largou bem, assim como Piastri, que emparelhou com o piloto da RBR, tomou o lado de dentro da pista e obrigou o holandês a cortar a chicane logo nas primeiras curvas. Por conta da manobra ilegal, Verstappen foi punido com cinco segundos.
Além da briga pela primeira posição, outra disputa chamou atenção logo nos primeiros metros, entre Tsunoda e Gasly. Os pilotos se tocaram e provocaram um acidente, gerando a entrada do safety car na pista. Ambos acabaram abandonando a corrida.
Após três voltas, o safety car deixou a pista e os carros relargaram. Verstappen conseguiu manter a primeira posição, mas seguido de perto por Piastri, que colou no rival e ficou a menos de um segundo atrás do holandês.
Enquanto a disputa pela liderança se resumia a Verstappen e Piastri, uma briga algumas posições atrás arrancava aplausos do público presente no circuito de Jeddah-Corniche. Lando Norris, que havia largado em 10º, fazia uma corrida de recuperação e chegou à 7ª posição.
O piloto da McLaren, no entanto, não parou sua recuperação por aí e seguiu avançando até colar em Lewis Hamilton, que estava em sexto. Os pilotos da McLaren e da Ferrari protagonizaram uma linda disputa, trocando ultrapassagens, até que Norris conseguiu ganhar a posição. O britânico continuou sua escalada e terminou a corrida em quatro lugar.
Verstappen perde a liderança
Ao ser chamado para os boxes para trocar os pneus, Vertappen cumpriu os cinco segundos de punição, o que custou a primeira posição. Quando voltou para a pista, o piloto da RBR ficou atrás de Piastri, que assumiu a liderança e não largou mais.
Entre em nossa página
e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.