Carro de Hamilton teve desgaste excessivo desgaste nos pontos de medição da altura
Divulgação/F1
Carro de Hamilton teve desgaste excessivo desgaste nos pontos de medição da altura

O Grande Prêmio da China, palco da vitória de Oscar Piastri, teve seus momentos decisivos estendidos para além da linha de chegada. As desclassificações de  Lewis Hamilton e Charles Leclerc, ambos da Ferrari, e Pierre Gasly, da Alpine, redefiniram a classificação final e geram discussões sobre as estratégias das equipes.

As irregularidades que levaram às desclassificações foram diversas. Os carros de Leclerc e Gasly foram considerados abaixo do peso mínimo regulamentar, enquanto o carro de Hamilton excedeu os limites de desgaste nos pontos de medição da altura, indicando um possível problema na configuração do veículo.

Leclerc e Gasly foram desclassificados por terem carros abaixo do peso exigido
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Leclerc e Gasly foram desclassificados por terem carros abaixo do peso exigido
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Com as punições aplicadas, Gabriel Bortoleto ascendeu para a 14ª colocação, um resultado importante par o brasileiro em meio ao caos pós-corrida. A McLaren, por sua vez, celebrou uma dobradinha com Piastri e Lando Norris, consolidando seu bom desempenho na etapa chinesa.

Domínio da McLaren e problemas de freio

Apesar do bom resultado, a McLaren também enfrentou seus próprios desafios durante a corrida. Oscar Piastri liderou praticamente de ponta a ponta, demonstrando consistência e habilidade, mas seu companheiro de equipe, Lando Norris, sofreu com problemas nos freios nas últimas voltas.

Piastri celebrou sua primeira vitória em 2025
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Piastri celebrou sua primeira vitória em 2025

O piloto inglês chegou a acreditar que poderia disputar a vitória com Piastri, SE não fosse pela falha nos freios, que o obrigou a reduzir a velocidade e frear mais cedo. Apesar do revés, Norris garantiu a segunda colocação, mostrando a força da McLaren no circuito chinês.

George Russell, da Mercedes, completou o pódio na terceira posição, mas não conseguiu ameaçar a dobradinha da McLaren. O piloto britânico perdeu o segundo lugar para Norris logo no início da prova e não teve ritmo para se aproximar dos líderes.

Max Verstappen, que largou em posições intermediárias, adotou uma estratégia conservadora com os pneus médios, temendo um desgaste excessivo. No entanto, o holandês conseguiu melhorar seu ritmo ao longo da corrida e ultrapassar Leclerc, garantindo o quarto lugar.

Estratégias e dificuldades da Ferrari

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A Ferrari enfrentou dificuldades em Xangai, com Lewis Hamilton e Charles Leclerc sofrendo com o desgaste dos pneus e problemas de acerto nos carros. Hamilton, que venceu a corrida sprint, não conseguiu repetir o bom desempenho no domingo e teve que ceder a posição para Leclerc.

Ferrari teve os dois pilotos desclassificados do GP da China
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Ferrari teve os dois pilotos desclassificados do GP da China

O piloto inglês realizou duas paradas nos boxes, uma estratégia diferente da maioria dos competidores, que optaram por apenas uma troca de pneus. A escolha da Ferrari não se mostrou eficaz e Hamilton terminou a corrida fora dos pontos, antes de ser desclassificado.

A análise das irregularidades técnicas que levaram às desclassificações de Leclerc e Hamilton revelam diferentes cenários. O peso abaixo do mínimo regulamentar sugere um possível erro de cálculo da equipe, enquanto o desgaste excessivo no carro de Hamilton pode indicar uma configuração inadequada para a pista.

A Ferrari enfrentou um problema similar na Austrália, quando a altura do carro estava muito baixa e causou atrito excessivo com o solo. A equipe tentou ajustar a configuração em Xangai, mas não obteve o resultado esperado, culminando na desclassificação de Hamilton.

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