Neurologista fala sobre Schumacher: 'vegetativo e irreversível'

Erich Riederer, um dos maiores especialistas do mundo, explicou o provável cenário vivido pelo alemão

Michael Schumacher
Foto: Reprodução/Facebook
Michael Schumacher

Sete anos após o trágico acidente de esqui que Michael Schumacher sofreu nos Alpes, seu verdadeiro estado de saúde continua desconhecido. Porém, após o jornal inglês Mirror dar novos detalhes sobre o atual estado de saúde do ex-piloto , desta vez, é o neurologista Erich Riederer, um dos maiores especialistas do mundo, que tenta explicar o momento vivido pelo piloto alemão.

Em documentário na TMC, o médico suíço explicou que, após o longo período de coma e seu subsequente retorno para sua casa no Lago Genebra, Schumacher deve estar em uma situação muito complicada e provavelmente irreversível.

"Acho que ele está em estado vegetativo, o que significa que está acordado, mas não responde", disse o professor Riederer, acreditanto que o piloto está bem, mas em estado de dependência: "Ele está respirando, seu coração está batendo, ele provavelmente pode se sentar e dar pequenos passos com ajuda, mas não mais", diz.

Recentemente, o ex-chefão da Ferrari, Jean Todt, revelou que a família do alemão, que foi sete vezes campeão da Fórmula 1, está trabalhando para que o ex-piloto faça sua primeira aparição pública em sete anos . Porém, o neurologista já aponta o que as pessoas podem esperar se isso realmente ocorrer. "Há alguma chance de vê-lo como ele era antes do acidente? Eu realmente não acho", disse.

Vale lembrar que, em maio desse ano, o companheiro de Schumacher, Felipe Massa, que sempre fez muitos elogios ao heptacampeão, foi outro que revelou em entrevista que tem informações sobre o estado de saúde do ex-piloto , porém, assim como todas as pessoas próximas ao alemão, não confirma nada sobre a saúde dele.

“Acho que o principal de tudo isso, nós sabemos que a situação dele não é fácil, ele está em uma fase difícil, só que temos que ter o respeito, como eu tenho com a família. Eles não gostam de soltar nenhuma informação, e quem sou para fazer isso?”, disse Massa, na época.