Tamanho do texto

Alemão e espanhol brigam pelo tricampeonato no GP do Brasil deste domingo. Vote no seu favorito na enquete

Neste domingo (25), às 14h, o Grande Prêmio do Brasil será palco da decisão da temporada 2012 da Fórmula 1. Na briga, apenas dois pilotos: Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Quem sair com o título, se tornará o tricampeão mais jovem da categoria.

Leia também:  Favorito, Azarão, Fiel Escudeiro e Vilão: Conheça personagens da decisão da F1

O favoritismo é do alemão da Red Bull, que, com 13 pontos de vantagem no Mundial, precisa apenas de um quarto lugar para levar o campeonato sem depender dos resultados de seu rival. Depois de um início de temporada bem diferente de 2011, ano em que dominou do começo ao fim, Vettel cresceu muito na segunda metade de 2012, depois das férias de agosto, e, de lá para cá, obteve quatro de suas cinco vitórias no campeonato.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Foi também neste período que o piloto fez sua grande apresentação na temporada. Depois de largar dos boxes no GP de Abu Dhabi , o alemão fez prova de recuperação e terminou em terceiro, após belas ultrapassagens.

Alonso, por sua vez, precisou de mais corridas brilhantes para chegar ao Brasil com chances de título. A primeira delas aconteceu na Malásia , logo na segunda etapa do ano. Na ocasião, o espanhol se aproveitou da chuva e, após largar da oitava posição, venceu a corrida, mesmo sofrendo para segurar os ataques de Sergio Pérez no final.

Alonso e Vettel brigam pelo tricampeonato no Brasil
Getty Images
Alonso e Vettel brigam pelo tricampeonato no Brasil

O ápice do ferrarista da temporada, no entanto, aconteceu no GP da Europa , disputado em Valência. Alonso largou em 11º, depois de nem passar para o Q3 no classificatório, mas contou com belas ultrapassagens, um Safety Car e o abandono do líder Vettel para ficar com a vitória.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Agora é a hora da decisão e os dois precisam ir bem em Interlagos para conseguir a consagração. E na sua opinião, quem merece levar o título da temporada? Vote na enquete.

Abaixo, confira os números dos concorrentes ao título na temporada:

Sebastian Vettel             Fernando Alonso   
Vitórias 5 3
Pódios 10 12
Poles 6 2
Pontos 273 260