Tamanho do texto

Espanhol venceu GP da Malásia debaixo d’água, fez duas poles em pista molhada e pode se beneficiar com chuva prevista para o domingo em Interlagos

Com um carro inferior e 13 pontos atrás de Sebastian Vettel, o espanhol Fernando Alonso, vice-líder do Mundial 2012 de Fórmula 1, pode contar com um bom aliado em sua difícil luta contra o bicampeão alemão e a Red Bull: a chuva que está prevista para cair no próximo fim de semana, durante o decisivo GP do Brasil . De acordo com o Clima Tempo , há 90% de chances de a corrida acontecer com pista molhada. 

Leia também: Interlagos chega ao 30º GP oficial na F1 com momentos de glórias e decepções

O clima pode ser benéfico, porque boa parte dos momentos de superioridade de Alonso durante 2012 aconteceu sob chuva. A primeira vitória do espanhol na atual temporada foi na Malásia, em pista molhada . O espanhol largou apenas da oitava colocação em Sepang e foi escalando o pelotão até a ponta. No fim, resistiu aos ataques do mexicano Sergio Pérez e cravou a primeira de suas três vitórias no ano. Curiosamente, foi na Malásia que Vettel teve seu pior desempenho em uma prova que completou: ficou em 11º e não pontuou.

Caso algo parecido à Malásia se repita em Interlagos no próximo dia 25 e Alonso vença com Vettel fora do Top-10, o piloto da Ferrai somará 25 pontos e conseguirá superar o alemão por 12, conquistando dessa maneira seu aguardado tricampeonato de Fórmula 1.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Além da surpreendente vitória no circuito de Sepang, que aconteceu em um momento em que a Ferrari era alvo de críticas, Alonso aproveitou a chuva também para ficar à frente de seus rivais em outras duas oportunidades, com poles na Inglaterra e na Alemanha , as únicas vezes em 2012 em que largou da primeira colocação.

Deixe seu recado e comente esta notícia com outros leitores 

A chuva é personagem constante na pista de São Paulo , deixando as provas imprevisíveis. A pista molhada foi protagonista em 2008, quando Lewis Hamilton tirou o título mundial de Felipe Massa na última curva. Em 2010, a água ajudou Nico Hulkenberg, então na Williams, a conquistar uma surpreendente pole position.

Em 2008, a chuva foi protagonista em Interlagos e Hamilton foi campeão
Getty Images
Em 2008, a chuva foi protagonista em Interlagos e Hamilton foi campeão

Confira a programação completa do fim de semana da Fórmula 1 no Brasil:

Sexta-feira, 23 de novembro
1º treino livre: 10h
2º treino livre: 14h

Sábado, 24 de novembro
3º treino livre: 11h
Classificatório: 14h

Domingo, 25 de novembro
Grande Prêmio do Brasil: 14h

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.