Tamanho do texto

Emissora optou por priorizar o futebol e corrida terá VT depois do Fantástico; canal fechado passará a corrida ao vivo

Como o iG já havia antecipado no mês de outubro, o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 não será transmitido ao vivo no Brasil em TV aberta e a  Rede Globo vai mostrar um VT da corrida após o Fantástico.  Nesta quarta-feira (14), a emissora confirmou que não vai exibir a prova no novo circuito de Austin às 17 horas do próximo domingo (18) para dar prioridade à 36ª rodada do Campeonato Brasileiro - que pode definir o rebaixamento do Palmeiras.

Leia também: Às vésperas do 100º GP, Vettel tem início superior a Senna e Schumacher na F1

Com isso, a transmissão da Fórmula 1 neste fim de semana ficará com o SporTV , canal esportivo de TV por assinatura que pertence à Globosat . O canal fechado também mostrará ao vivo o classificatório, que será realizado no sábado (17). Se a Fórmula 1 perde em popularidade para o futebol, pelo menos ainda mantém certo prestígio na grade, já que o treino oficial, no sábado, às 16 horas, será transmitido ao vivo. O iG apurou que o programa Caldeirão do Huck será bem mais curto do que o normal e já foi gravado durante a semana.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Em nota, a emissora afirma que vai mostrar flashes da corrida durante as partidas. "Durante os jogos, a Rede Globo exibirá flashes ao vivo do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, que também acontecerá na tarde deste domingo. Galvão Bueno comanda a transmissão da prova com o apoio dos comentaristas Reginaldo Leme e Luciano Burti".

Esta será a primeira vez que o SporTV irá passar uma corrida e o classificatório ao vivo, já que normalmente são transmitidos apenas em reprise. As emissoras entraram em acordo especificamente para o GP dos Estados Unidos, a fim de não deixar de transmitir a prova em tempo real. De acordo com fontes ligadas ao iG , tanto a Globo quanto o SporTV mantiveram constante contato com a FOM (Formula One Management) para chegar a um acordo.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

A expectativa dos fãs da Fórmula 1 para o Grande Prêmio dos Estados Unidos é grande. A prova é a penúltima da temporada e pode até decidir o título a favor de Sebastian Vettel , caso o alemão da Red Bull conte com uma combinação de resultados para bater o espanhol Fernando Alonso, que é o vice-líder do Mundial e está dez pontos atrás.

Queda na audiência da F1 justifica decisão

A escolha da Globo pelo futebol se justifica pelos recentes números de audiência da Fórmula 1. Dados recentemente divulgados pela Folha de S. Paulo indicam que o ibope da categoria caiu 55% nos últimos dez anos, atingindo, em 2012, menos de 10 pontos de média pela primeira vez neste período de tempo.

Além disso, a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro terá um grande apelo de audiência, já que a queda do Palmeiras pode ser confirmada no domingo, caso o time paulista perca na partida diante do Flamengo em Volta Redonda em partida que será exibida para São Paulo. Para o resto do Brasil, a emissora vai transmitir a partida entre o já campeão Fluminense contra o Cruzeiro no estádio do Engenhão.

Confira a programação completa do fim de semana da Fórmula 1 nos Estados Unidos*:

Sexta-feira, 16 de novembro
1º treino livre: 13h
2º treino livre: 17h

Sábado, 17 de novembro
3º treino livre: 13h
Classificatório: 16h

Domingo, 18 de novembro
Grande Prêmio dos Estados Unidos: 17h

* Sempre pelo horário de Brasília

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.