Tamanho do texto

Britânico ocupará vaga do heptacampeão e correrá ao lado de Nico Rosberg na próxima temporada. Na McLaren, mexicano será companheiro de Jenson Button

O mercado da Fórmula 1 sofreu grandes mudanças na manhã desta sexta-feira (28). Tudo começou com a McLaren, que anunciou oficialmente a contratação do mexicano Sergio Pérez, da Sauber, pelos próximos anos. A entrada de Pérez na equipe ao lado de Jenson Button significou a saída de Lewis Hamilton, confirmada pouco depois com o anúncio do campeão de 2008 na Mercedes. O britânico foi contratado por três anos e fará dupla com Nico Rosberg a partir de 2013, deixando Michael Schumacher ainda sem definição sobre seu futuro.

Leia também: Cresci vendo Senna ganhar títulos pela McLaren, diz Pérez

Após confirmar o acerto, Hamilton destacou o novo desafio em sua carreira. "Agora é hora de pegar um desafio novo e estou muito empolgado em começar este novo capítulo correndo pela Mercedes”, afirmou Hamilton. “Juntos, podemos crescer e evoluir neste novo desafio. Acredito que posso ajudar a Flecha de Prata a chegar ao topo e atingir nossas ambições de vencer o campeonato mundial”.

Como costuma fazer, a McLaren não divulgou o tempo de contrato de seu novo piloto, apenas anunciou que a ligação com Pérez será por “múltiplos anos”. Em seu terceiro ano na F1, o mexicano de 22 anos contou a emoção de assinar com uma equipe tradicional como a McLaren . “Estou emocionado e muito feliz de me tornar um piloto da McLaren. O nome McLaren é um dos maiores da história da Fórmula 1. Passei o ano de 2012 inteiro trabalhando muito duro para demonstrar meu potencial, mas sempre me mantive focado. Vou sempre ser grato ao Peter (Sauber) por ter acreditado em mim e por me dar a chance de correr na F1”.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

De saída da Mercedes, Schumacher ainda não confirmou seu futuro, mas já desejou sorte a Hamilton na nova casa. “Eu tive três bons anos com a equipe, mas que infelizmente não foram tão bem como queríamos no lado esportivo. Desejo o bem ao Lewis e ao time, que consigam alcançar o sucesso pelo qual trabalhamos tão duro para construir. Quero agradecer a todos pelo comprometimento. Vou agora focar nas próximas corridas”.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

As chances das trocas nas equipes  ganharam força após o GP de Cingapura do último fim de semana. O abandono de Hamilton com problemas no carro e o acidente causado por Schumacher podem ter influenciado na saída dos dois. Além disso, a troca ainda dá um novo ingrediente ao campeonato de 2012, já que Hamilton teoricamente ainda tem chances de título. O britânico era o vice-líder do Mundial de Pilotos até abandonar a última corrida e cair para quarto, a 52 pontos do líder Fernando Alonso. Agora, terá suas últimas seis corridas pela McLaren, que tem provado ser um dos carros mais rápidos do grid no momento.

Esta era a principal mudança cogitada para acontecer no grid da Fórmula 1 para 2013. Com isso, a possibilidade de Felipe Massa renovar com a Ferrari aumenta, já que Pérez era a principal ameaça para a vaga do brasileiro, principalmente por ter começado na Academia de Pilotos na Ferrari. O próprio presidente da equipe, Luca di Montezemolo, afirmou que a situação do brasileiro deve ser resolvida em breve .

Sergio Pérez vai substituir Lewis Hamilton na McLaren a partir da próxima temporada
Getty Images
Sergio Pérez vai substituir Lewis Hamilton na McLaren a partir da próxima temporada

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.