Alonso foi o único a conseguir pontuar em todos os 11 GPs do ano. Confira gráfico com resultado dos principais competidores em cada prova

O campeonato de 2012 da Fórmula 1 começou com um recorde histórico . Pela primeira vez em mais de 60 anos, a categoria teve sete vencedores diferentes até a sétima etapa do ano. Com a vitória mudando de mãos a cada fim de semana, nenhum piloto escapou de altos e baixos. Quem melhor soube lidar com o equilíbrio foi Fernando Alonso, que nas últimas provas antes da pausa de agosto conseguiu disparar na liderança .
Leia também: Site da Fórmula 1 lança novo game online. Confira
A Ferrari começou o ano com um carro claramente inferior ao das principais rivais, mas ainda assim Alonso conseguiu vencer a segunda etapa , na Malásia. Nas corridas seguintes, o espanhol e a Ferrari ainda apresentaram certa irregularidade até a etapa de Valência . A partir dali, cravou uma sequência de duas vitórias e um segundo lugar para assumir a liderança do campeonato.
Entre seus adversários, Mark Webber iniciou o ano com quatro provas terminando em 4º e ficou fora da zona de pontuação apenas na Espanha. Aproximou-se de Alonso com as vitórias em Mônaco e Silverstone , mas dois oitavos lugares nas últimas provas o prejudicaram. Para Lewis Hamiton e Sebastian Vettel, um abandono e mais uma prova fora da zona de pontuação para cada um atrapalharam.
Deixe seu recado e comente esta notícia com outros leitores
Para os brasileiros, a temporada teve mais problemas do que grandes desempenhos. Felipe Massa só conseguiu pontuar na quarta prova do ano, com um modesto nono lugar no Bahrein . Depois disso, pontuou em mais quatro corridas. Bruno Senna, por sua vez, sofreu com os classificatórios, mas conseguiu terminar seis GPs no Top-10. Seu melhor resultado foi o sexto lugar, na Malásia . A Fórmula 1 volta no dia 2 de setembro, com o GP da Bélgica.
Siga o iG Automobilismo no Twitter
A seguir, confira um gráfico que mostra o sobe e desce dos cinco primeiros pilotos do Mundial e dos brasileiros, com suas posições em cada um dos 11 GPs da temporada.
