Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Melhor volta e 100ª vitória na F1 marcam história brasileira no GP da Europa

Prova já foi vencida por quatro pilotos do país, viu giro mais espetacular de Senna e triunfo marcante de Barrichello

Mariana Gianjoppe, iG São Paulo | - Atualizada às

Foto: Getty Images
Nelson Piquet no circuito de Brands Hatch, em 1983 - piloto venceu a primeira edição do GP da Europa

Neste fim de semana, a Fórmula 1 vai ao circuito de Valência para disputar o Grande Prêmio da Europa, corrida que traz ótimas lembranças para os fãs brasileiros. Realizada pela primeira vez em 1983, no circuito de Brands Hatch, a prova europeia contou com vitória brasileira desde sua primeira edição, com Nelson Piquet.

Leia também: Com direito de veto, Alonso diz que parceria com Vettel não seria problema

Nas vinte edições seguintes, sediadas em cinco pistas diferentes, o GP viu mais quatro triunfos de pilotos do país. Dentre eles, a vitória marcante de Ayrton Senna em 1993, em Donington Park, após assumir a liderança da prova na primeira volta mais espetacular da história da F1, e o retorno de Rubens Barrichello ao lugar mais alto do pódio em 2009, já em Valência – que também marcou a 100ª vitória brasileira na categoria.

Rubinho é, por sinal, o principal nome brasileiro na corrida europeia: subiu ao pódio seis vezes, com duas vitórias, em 2002 (Nurburgring) e 2009. Felipe Massa também fez sua parte, vencendo em 2008, na primeira edição da prova em Valência, e ficando entre os três primeiros nas duas temporadas anteriores. Piquet só disputou a prova três vezes, vencendo a primeira, em 1983, chegando em terceiro no ano seguinte e abandonando em 1985. Senna teve aproveitamento parecido, com um abandono, um segundo lugar e a vitória em 1993, após um intervalo de oito anos sem o evento.

Deixe seu recado e comente esta notícia com outros leitores

Melhor volta de todos os tempos na F1

Conhecido por suas grandes performances debaixo de chuva, Senna não fez diferente no GP da Europa de 1993. O brasileiro largou do quarto lugar no circuito de Donington Park e começou perdendo uma posição logo nos primeiros metros. No entanto, dali para frente deu um show de pilotagem.

O tricampeão ultrapassou Michael Schumacher ainda na primeira curva e partiu para o ataque a seu próximo adversário, o austríaco Karl Wendlinger, que não demorou a ficar para trás em uma bela ultrapassagem. Senna também superou Damon Hill em uma manobra por dentro, para, na sequência, alcançar a Williams de seu maior rival, Alain Prost. O francês não resistiu à investida do brasileiro, que assumiu a ponta antes de completar a primeira volta. Foi a segunda vitória de Senna naquele ano, em que terminaria como vice-campeão.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Outro destaque da prova foi o novato Barrichello, que corria pela Jordan. Depois de largar da 12ª colocação, ele já aparecia como quarto colocado na segunda volta. O jovem talento brasileiro poderia ter conquistado naquele dia o primeiro pódio de sua carreira na F1, não fosse um problema hidráulico que o tirou da prova quando sustentava a terceira colocação.

Rubinho conquista 100ª vitória brasileira na F1

O GP da Europa foi mesmo uma prova marcante na trajetória de Rubinho. Depois de uma estreia promissora, o brasileiro venceu a edição de 2002, em Nurburgring, e subiu ao pódio nos três anos que se seguiram. Porém, o melhor ainda estava por vir. Depois de um jejum de cinco anos, o veterano voltou a sentir o gosto da vitória em Valência, na temporada de 2009.

Em um fim de semana que prometia ser triste para os fãs brasileiros, já que era a primeira etapa depois do grave acidente sofrido por Felipe Massa no GP da Hungria, Rubinho chegou para mudar a história. Ele largou da terceira colocação para assumir a liderança antes da metade da prova e conquistar sua primeira vitória desde os tempos da Ferrari. O triunfo o colocou na vice-liderança do Mundial de Pilotos, atrás apenas de seu companheiro de Brawn, Jenson Button.

O dia foi ainda mais especial porque marcou o décimo triunfo do piloto na categoria, e a centésima vitória de um brasileiro na F1.

Os treinos livres para o GP da Europa começam nesta sexta-feira (22), com o classificatório no sábado e a corrida no domingo. O iG acompanha tudo em tempo real.

Foto: Getty Images No GP da Europa de 2009, Rubens Barrichello conquistou a décima vitória de sua carreira e a centésima do Brasil na F1

Confira a programação completa do fim de semana da Fórmula 1 em Valência*:

Sexta-feira, 22 de junho
1º treino livre: 5h
2º treino livre: 9h

Sábado, 23 de junho
3º treino livre: 6h
Classificatório: 9h

Domingo, 24 de junho
Grande Prêmio da Europa: 9h

* Sempre pelo horário de Brasília 

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG