Consórcio Rio Motorsports construirá autódromo do Rio de Janeiro

O vencedor do edital saiu nesta segunda-feira (20). O autódromo será construído em Deodoro e chamará Rio MotorPark

Novo autódromo do Rio de Janeiro será construído em Deodoro
Foto: Divulgação
Novo autódromo do Rio de Janeiro será construído em Deodoro

O Rio Motorsports foi o vencedor do edital de concorrência para construção do novo autódromo do Rio de Janeiro em Deodoro, que se chamará Rio MotorPark.

Leia também:  Bolsonaro quer acabar com acordo entre Petrobras e McLaren na Fórmula 1

Liderado pela empresa americana que dá o nome do consórcio, o grupo fica com a concessão do terreno na zona oeste pelos próximos 35 anos e terá a responsabilidade de edificar um autódromo com capacidade técnica para receber as principais provas do automobilismo mundial, dentre elas Fórmula 1 e MotoGP.

Show Player

"A conquista de hoje é a contemplação de um trabalho que teve início há mais de 4 anos. Juntamos o que há de melhor no mundo em termos de capacidade técnica para garantir ao Rio de Janeiro um autódromo com o que há de mais moderno no esporte a motor em todo o planeta", garantiu o CEO da empresa, JR Pereira.

O autódromo, que terá capacidade de 80 mil lugares fixos, podendo ultrapassar 135 mil com estruturas provisórias, contará com uma pista de 4,5 km de extensão.

Está prevista também uma estrutura com 36 boxes, paddock com para cinco mil VIP’s e centro de imprensa para mais de 400 jornalistas. O tempo de construção previsto gira em torno de 16, 17 meses, que poderá ser reduzido em um cenário otimista.

"A proposta que trouxemos para o Rio busca apresentar um desenho de uma pista moderna, dinâmica e cheia de emoção. Ao mesmo tempo, pensamos em um espaço com uma multidisciplinaridade que permita uma gama bastante ampla de utilização em outros esportes, atendendo toda comunidade da região", explicou Hermann Tilke, um dos responsáveis pelo projeto.

Leia também:  Chefão da Fórmula 1 confirma Grande Prêmio do Brasil de 2020 em São Paulo

No último dia 08 de maio, o presidente Jair Bolsonaro assinou um termo de compromisso com o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e com o prefeito Marcelo Crivella para a construção do autódromo de Deodoro. A ideia é trazer corridas da F1 para a cidade a partir da temporada 2021.