Australiano Daniel Ricciardo garante a Red Bul na pole do GP de Mônaco

Piloto da Red Bull vai repetir o feito em 2016 e largar na pole position no Grande Prêmio do Principado; Ricciardo fez a volta mais rápida do circuito

Daniel Ricciardo vai largar na pole position do Grande Prêmio de Mônaco de F1
Foto: Reprodução
Daniel Ricciardo vai largar na pole position do Grande Prêmio de Mônaco de F1

Neste próximo domingo (27), a Red Bull vai largar na pole position do Grande Prêmio de Mônaco com Daniel Ricciardo . O australiano fez sua segunda pole na Fórmula 1 e a sua primeira do ano, ratificando o domínio da escuderia nos treinos livres. A última vez que o piloto largara na ponta foi justamente no Principado, em 2016.

Leia também: Volta das grid girls à F1 anima Vettel e Hamilton: "Gosto de mulheres"

O treino em Mônaco foi, inclusive, marcado por um recorde. Com 1:10.810, Ricciardo marcou a volta mais rápida da história do circuito de Monte Carlo. "Desde quinta-feira, fomos rápidos em todas as sessões. Vamos terminar o serviço amanhã, estou bem animado", comemorou o piloto.

O segundo lugar da fila ficou com Ferrari de Sebastian Vettel, na frente da Mercedes de Lewis Hamilton (3º) e da também Ferrari de Kimi Raikkonen (4º). O GP de Mônaco será disputado às 10h10 de Brasília, neste domingo (27). 

Leia também: Rubens Barrichello sobre Michael Schumacher: "Não tenho notícias dele"

"A melhor volta que você nunca viu": Senna em Mônaco

Ayrton Senna foi um dos maiores pilotos da história da  Fórmula 1 . Com as conquistas do título da categoria em 1988, 1990 e 1991, o brasileiro se tornou um dos maiores nomes dos esportes no país. No entanto, um dos seus principais momentos no automobilismo aconteceu antes de conquistar seu primeiro campeonato.

O fato aconteceu em maio de 1988, durante a classificação para o Grande Prêmio de Mônaco. Na ocasião, Senna ficou na pole position com uma volta perfeita. Após cruzar a linha de chegada, o brasileiro ficou um segundo e meio na frente do segundo colocado Alain Prost, seu companheiro de equipe. No entanto, não existem imagens captadas pelas emissoras de TV.

Leia também: Após memes na internet, Havaianas acerta patrocínio com Force India na F1

Para tentar recriar o episódio e transformar a volta em vídeo, a McLaren abusou da criatividade e da tecnologia. Com os dados das parciais, a escuderia recriou o desempenho do piloto com um modelo MP4/4 em um videogame e chamou Murray Walker, o narrador britânico mais importante da história da Fórmula 1, para narrar o vídeo. A feito foi batizado de "a melhor volta que você nunca viu". 

Pra tentar transformar o vídeo no mais real possível, a escuderia adicionou efeitos de um filme VHS, com chiados de imagens e um gerador de caractéres referentes ao período. Durante a volta em Mônaco , pode-se observar as parciais do tempo de Senna e a comparação com Alain Prost. Ao cruzar a linha de chegada, aparece a classificação geral daquela classificatória. O brasileiro terminou em primeiro, com 1m23s998. o francês foi o segundo, 1s427 atrás.