Sem projeto, Brasil não terá piloto na F1 pela primeira vez desde 1970: "Triste"

Wilsinho Fittipaldi lamentou a crise de pilotos que o Brasil passa na categoria e avisou que a Formula Vee é uma das boas opções para formação

F1 não terá piloto brasileiro em 2018
Foto: Divulgação
F1 não terá piloto brasileiro em 2018

Felipe Massa confirmou nos últimos dias que vai se aposentar da F1 ao final do ano. Com isso, o Brasil não terá um piloto em ação na principal categoria do automobilismo mundial pela primeira vez desde 1970, ano de estreia de Emerson Fittipaldi.

Leia também: Felipe Massa anuncia aposentadoria da Fórmula 1: "Dessa vez é verdade

Wilson Fittipaldi Júnior, irmão de Emerson, ex-piloto e ex-chefe da única equipe brasileira até hoje a correr na F1 , lamentou a ausência de brasileiros no ano que vem.

"O Brasil ficou muito tempo parado, sem nenhum projeto de formação de pilotos", disse Wilsinho, como também é conhecido. "E agora chegamos a essa situação triste. Eu acredito que em até quatro ou cinco anos será difícil ter um brasileiro na Fórmula 1", complementou.

Foto: Divulgação
Wilsinho Fittipaldi com um carro da Formula Vee

Pouco antes da estreia de Emerson na Fórmula 1, em 1967, ele e Wilsinho criaram no Brasil a Fórmula Vee , com o objetivo de formar e revelar novos pilotos.  É com o mesmo pensamento que o ex-piloto retorna à categoria 50 anos depois e acredita que este é o caminho para o surgimento de novos pilotos no país.

Leia também: Ferrari pode deixar Fórmula 1 depois de 2020, revela presidente Marchionne

Segundo ele, a FVee é um dos caminhos para jovens pilotos  iniciarem a carreira. "Continua sendo uma categoria de baixo custo e muito acessível. Só assim conseguiremos retomar o trabalho e a tradição de contar sempre com novos e talentosos pilotos na Fórmula 1", concluiu.

Além de Emerson e Wilsinho, a FVee revelou outros grandes nomes do automobilismo nacional, como Nelson Piquet e José Carlos Pace.

A aposentadoria de Massa

O piloto da Williams, que havia anunciado aposentadoria no ano passado, explicou que chegou a correr por mais uma temporada a pedido da montadora. No entanto, desta vez, o adeus é definitivo. Nas redes sociais, Felipe Massa publicou um vídeo de agradecimento e explicação.

Leia também: Projetista diz que se sente responsável pela morte de Ayrton Senna

"Fala, pessoal, bom, como vocês sabem, ano passado eu anunciei que iria encerrar minha carreira, e a Williams pediu para eu continuar mais uma temporada, eu continuei, mas dessa vez é verdade, vai ser minha última corrida em Interlagos, no Brasil, e em Abu Dhabi. Queria agradecer toda a torcida e todo o carinho, todo o suporte da minha família, dos meus amigos e patrocinadores, todo o carinho de todos vocês que torceram por mim durante todo esse tempo e que continuem torcendo em outras categorias, em outros campeonatos pela frente. E nos vemos no Brasil e em Abu Dhabi. Um beijo em todos vocês e valeu!", disse o piloto da F1.