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O veículo, chamado FW36, já obedece às novas regras da categoria, como bico estreito e mais baixo

Novo carro que Felipe Massa usará na Williams na temporada 2014 da Fórmula 1
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Novo carro que Felipe Massa usará na Williams na temporada 2014 da Fórmula 1

O mundo já sabe qual será o design do carro que Felipe Massa guiará na Formula 1 em 2014. Nesta quinta-feira, a equipe Williams, dona de nove títulos do Mundial de Construtores e sete do Mundial de Pilotos, revelou as primeiras imagens de seu novo monoposto, o Williams Mercedes FW36.

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O veículo já obedece às novas regras da competição, como bico estreito e mais baixo. A pintura, no entanto, ainda não foi definida. As imagens mostram o bólido todo azul, mas este modelo só deverá ser utilizado nos primeiros testes da pré-temporada, em Jerez de la Frontera, já na próxima semana. Em 2014, a equipe de Grove também inaugura a parceria com a Mercedes.

De acordo com o diretor técnico Pat Symonds, o novo carro é um dos mais tecnológicos já produzidos pela Williams. Além do novo motor V6 1,6 litro turbo, o FW36 possui mudanças consideráveis em relação ao peso, controle de temperatura e aerodinâmica do ano passado. A caixa de câmbio, agora com oito marchas, é outra novidade do bólido.

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"Há muito mais tecnologia nos carros deste ano. Nós já tivemos motores turbo-comprimidos na F-1 antes. A diferença é que, desta vez, é muito mais do que apenas uma mudança de motor. O carro todo é um sistema completamente diferente. Passamos de um propulsor aspirado parcialmente híbrido para uma unidade de energia híbrida totalmente integrada com a nova tecnologia no coração do motor", explicou Symonds.

O diretor também revelou que os novos aspectos técnicos obrigatórios, por causa do regulamento de 2014, foram a parte mais complicada do projeto. Um das mudanças está no tamanho do chassi, que, nesta temporada, terá que ter, no máximo, 525 mm de altura e um bico dianteiro com apenas 185 mm (contra os 550 mm de 2013).

"Os carros vão precisar de mais refrigeração este ano. As demandas de refrigeração de água e óleo podem ter diminuído ligeiramente, mas o sistema ERS (de recuperação de energia) é significativamente mais poderoso e, portanto, precisa de mais refrigeração. Nós também temos que resfriar o ar de admissão do turbo-compressor, o que requer um controle de temperatura mais eficaz", declarou.

Em crise e sem terminar um Mundial de Construtores entre os cinco melhores posicionados desde 2007, a Williams tentará, em 2014, um ressurgimento dentro da Formula 1. Um acordo foi fechado com a Mercedes, o novo carro apresenta inúmeras mudanças, e o time contratou o brasileiro Felipe Massa, vice-campeão mundial em 2008. O primeiro contato do paulista com o FW36, aliás, ocorrerá na próxima quinta-feira, terceiro dia dos testes de Jerez de La Frontera. O companheiro de Felipe, Valtteri Bottas, por sua vez, guiará o carro dois dias antes.

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