Tamanho do texto

Apesar do choque, o piloto não se machucou. Favorito nos quadriciclos, argentino abandona prova

Joan Barreda durante a terceira etapa do Dakar 2014
Jean-Paul Pelissier/Reuters
Joan Barreda durante a terceira etapa do Dakar 2014

Líder do Rali Dakar 2014, Joan Barreda passou por um susto na segunda-feira. A cerca de 70 quilômetros do fim do trecho cronometrado, o piloto da Honda cruzou um grupo de vacas e, em alta velocidade, se chocou com uma delas. O espanhol não se machucou, mas sua moto apresentou problemas no sistema de navegação e quase complicou seu futuro na prova.

Comente esta notícia com outros torcedores

Um dia depois, no entanto, Barreda mostrou que o acidente foi apenas um susto e venceu nesta terça-feira a terceira etapa da mais tradicional competição off road do mundo, entre San Rafael e San Juan, na Argentina. Ele cumpriu os 373 quilômetros do trecho cronometrado em 3h47min03, seguido pelo francês Cyril Despres e pelo compatriota Marc Coma. O piloto da KTM lidera a classificação entre as motos.

“Estávamos numa área muito rápida. Depois de uma curva, tinha um grupo de cinco ou seis vacas. Eu freei, saí da pista, mas uma vaca saiu na mesma direção e foi impossível desviar”, disse Barreda sobre o acidente do dia anterior.

Um acidente nesta terça-feira tirou de ação um dos favoritos do Dakar: o argentino Marcos Patronelli, que sofreu uma queda e deixou a liderança entre os quadriciclos para o polonês Rafal Sonik.

Entre os carros, a dupla formada pelo espanhol Nani Roma e o francês Michel Perin venceu a terceira etapa, mantendo-se na ponta da classificação geral. Já o trio russo Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Devyatkin foi o mais rápido do trecho entre os caminhões, categoria liderada por  Gérard de Rooy/Tom Colsoul/Darek Rodewald.

O brasileiro mais bem colocado do Dakar 2014 é a dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, com o 12º posto geral entre os carros.

A quarta etapa do Rali Dakar 2014 será disputada nesta quarta-feira, entre San Juan e Chilecito, ainda em território argentino.