Tamanho do texto

Rival nas pistas, finlandês torce pela recuperação de Schumi e relembra de acidente sofrido em 1995

Mika Hakkinen enviou uma carta a Michael Schumacher
Getty Images
Mika Hakkinen enviou uma carta a Michael Schumacher

Maior adversário de Michael Schumacher nas pistas, Mika Hakkinen conhece bem o drama que o ex-piloto alemão vem enfrentando. Sobrevivente de um grave acidente em 1995, Hakkinen fez questão de se solidarizar com o momento difícil vivido por Schumacher e enviar uma carta a ele. As informações são do jornal alemão Bild .

Deixe o seu recado e comente com os outros leitores

Na carta, o ex-piloto finlandês relembrou a luta pela vida depois de sofrer um grave acidente em 1995 e aconselhou o colega não ter pressa para se recuperar. "Este é outro desafio. É tempo de vencer. Vá com calma", foram alguns dos trechos escritos, em inglês, por Hakkinen.

Em entrevista ao jornal alemão, Hakkinen relembrou o tempo de recuperação após o GP da Austrália. Em Adelaide, no segundo treino livre, o ex-piloto teve problemas no carro McLaren e bateu em um muro. Ele precisou ser submetido a uma traqueostomia emergencial ainda na pista e levado às pressas para o hospital.

"É a pior coisa que pode acontecer com você na vida. Você percebe o quanto ela é frágil. Neste momento, a vida se torna desinteressante. A única coisa importante é que você precisa ser capaz de segurar a mão do outro e confiar nas palavras dos médicos. Você senta e espera que tudo termine bem, mas você não sabe como será o dia seguinte. Isso é um horror", disse ele.

"Quando eu sai do coma eu pensei em coisas essenciais. 'Posso enxergar direito'? 'Posso mover as minhas pernas'? 'Meus braços'? Eu também queria saber se foi um erro ou um problema mecânico que causou o acidente", completou.

Hakkinen ainda tem sequelas do acidente. "Metade do meu rosto hoje é meio paralisado, não consigo ouvir direito com a orelha direito. Mas eu voltei, corri e terminei a minha carreira mais cedo que eu havia planejado".

Michael Schumacher sofreu um grave acidente quando esquiava nos Alpes Franceses. Segundo as imprensas francesas e alemã, o acidente teria acontecido depois dele tentar ajudar um criança e sair da pista. Ele chocou-se em uma rocha e foi submetido a duas cirurgias.  O ex-piloto  segue coma induzido. 


Confira a carta escrita por Hakkinen a Schumacher:

"Caro Michael,

Você é um homem que se apresenta a cada desafio e está acostumado a passar por qualquer um deles.
O acidente é agora nada mais do que outro desafio. Você precisa lutar duro - assim como lutamos dois anos atrás nas pistas.

Como você sabe, eu mesmo tive um ferimento na cabeça. Mas eu sobrevivi. Com a ajuda da minha família, amigos e apoio profissional dos médicos. Tenho certeza que você terá exatamente a mesma ajuda. Tudo que é necessário para ser saudável.

Tente mais uma vez, é tempo de vencer. Por favor, faça-me um favor.

Você não deve estabelecer melhor marca pessoal nesta corrida. Você pode levar todo o tempo que precisar.

Vá com calma, Mika."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.