
O fim da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro trouxe mudanças nas probabilidades de cada time, seja na briga pelo G-4 ou contra o rebaixamento. Destaque especial para o Santos que, apesar de continuar fora do Z-4, viu as projeções dispararem após a derrota para o Vitória .
Antes da 29ª rodada, o Santos tinha cerca de 15% de chances de ser rebaixado para a Série B, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com o resultado da última segunda-feira (20), porém, a probabilidade mais que dobrou, chegando a 34,8% .
Jogando na Vila Belmiro, o Santos poderia abrir seis pontos para o Vitória, primeiro time do Z-4, mas não foi isso o que aconteceu. Na verdade, foi o oposto. O Leão venceu por 1 x 0, igualou o Peixe em pontos (31) e, mesmo com um jogo a mais, passou a se tornar uma forte ameaça ao time paulista.
Santos tem sequência difícil pela frente
Os quase 35% de chance de queda do Santos explicam-se pela sequência complicada que o alvinegro tem pela frente. Além de ter dois clássicos, encara também dois adversários brigando por título e G-4, e um adversário direto contra o Z-4.
A primeira missão será fora de casa diante do Botafogo, atual 5º colocado com seis pontos a menos que o Mirassol, que abre o G-4. O Fogão vem de uma vitória contra o Ceará, fora de casa, e quer manter o embalo para buscar a classificação direta para a Libertadores.
Uma semana depois, no dia 3 de novembro, o Santos faz uma “final” contra o Fortaleza, penúltimo colocado com 24 pontos e seriamente ameaçado. Na Vila Belmiro, o Peixe sabe que não pode tropeçar.
Até porque depois são três jogos contra os principais candidatos ao títulos. Nos dias 6 e 15 de novembro, o Palmeiras aparece no caminho alvinegro — primeiro no Allianz Parque, em jogo atrasado, e depois na Vila Belmiro. Nos últimos cinco jogos entre eles no Brasileirão, foram três vitórias do Palmeiras, um empate, e apenas um triunfo santista.
Entre os clássicos, no dia 9, é a vez do Flamengo aparecer na tabela alvinegra. Atualmente, o Mengão possui os mesmos 61 pontos do líder Palmeiras. A partida será no Maracanã, onde o Peixe venceu dois dos últimos quatro jogos contra a equipe carioca.
Confira a sequência do Santos nas próximas rodadas do Brasileirão:
- 26/10 - Botafogo × Santos (Fora) - 16h (de Brasília)
- 1º/11 - Santos × Fortaleza (Casa) - 16h (de Brasília)
- 6/11 - Palmeiras × Santos (Fora) - 21h30 (de Brasília)
- 9/11 - Flamengo × Santos (Fora) - 18h30 (de Brasília)
- 15/11 - Santos × Palmeiras (Casa) - 21h (de Brasília)