Alvo de protestos, jogo do Barcelona em Miami é cancelado

LaLiga lamentou a perda da chance de realizar um duelo oficial nos Estados Unidos, medida duramente criticada por clubes e jogadores

Lamine Yamal é um dos principais nomes do Barcelona
Foto: Reprodução/X
Lamine Yamal é um dos principais nomes do Barcelona

A LaLiga anunciou, nesta terça-feira (21), o cancelamento do duelo entre Barcelona e Villarreal que estava planejado para acontecer em Miami, em dezembro. A medida havia gerado muita repercussão negativa, que não serviu para nada no final.

Foram semanas rodeadas de polêmica pela decisão da organização da elite do Campeonato Espanhol, com duras críticas de clubes e jogadores. Ela lamentou a chance de realizar uma partida oficial nos Estados Unidos, num projeto que indicava um grande passo para internacionalização da marca do torneio.

"LaLiga anuncia, após discussões com os organizadores do jogo oficial de LaLiga em Miami, a decisão de cancelar o evento devido à incerteza que envolveu a Espanha nas últimas semanas. LaLiga lamenta profundamente que este projeto, que representou uma oportunidade histórica e incomparável para a internacionalização do futebol espanhol, não possa prosseguir. Sediar uma partida oficial fora das nossas fronteiras teria sido um passo decisivo na expansão global da nossa competição", disse a LaLiga em nota oficial.


Barcelona vai em contramão ao resto

As reclamações pela ideia de levar um jogo do Campeonato Espanhol para outro continente foram encabeçadas pela Associação Espanhola de Jogadores de Futebol (AFE). O grande motivo pela indiganção era que que os jogadores não teriam sido consultados sobre o projeto.

A LaLiga, por outro lado se defendeu dos protestos, com alegação que "o projeto cumpriu integralmente as normas federais e não afetou a integridade da competição" .

Apesar da insatisfação coletiva entre a maioria dos clubes, um dos que estava envolvido diretamente no confronto: o Barcelona se manteve do lado da organização. Em nota oficial, afirmou respeitar a decisão. No entanto, também lamentou a "oportunidade perdida".

"O FC Barcelona lamenta a oportunidade perdida de expandir a imagem da competição a um mercado estratégico, com capacidade de crescimento e geração de recursos em benefício de todos. O clube agradece o apoio incondicional que recebeu dos nossos torcedores e torcedoras nos Estados Unidos e lamenta profundamente que sejam privados de presenciar um jogo oficial no país", disse em um trecho do comunicado distribuído à imprensa.