
A seleção de Cabo Verde pode carimbar, nesta segunda-feira (13), sua vaga na Copa do Mundo de 2026 , que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. O país de língua portuguesa nunca participou de um mundial.
Para isso, os Tubarões Azuis — como é conhecida a seleção do país — precisam vencer Essuatíni e torcer para que outro país de língua portuguesa, Angola, não perca para Camarões . As partidas acontecem às 13h (de Brasília).
Com 525 mil habitantes, Cabo Verde poderá ser o segundo menor país em tamanho populacional a participar da Copa. O primeiro foi a Islândia, em 2018, na edição da Rússia, com aproximadamente 400 mil pessoas.
Gana garante vaga
Neste domingo (12), a seleção de Gana confirmou sua quinta participação em Copas ao vencer Comores em casa por 1 a 0, gols de Kudus. Candidata à vaga, Madagascar perdeu por 4 a 1 para Mali e pôs fim ao sonho de classificação.
Confira a situação dos candidatos a vaga na África:
África do Sul
Garante vaga se vencer Ruanda e o Benin perder para a Nigéria. Existem outras combinações possíveis, mas o cenário mais simples é esse.
Benin
Se vencer a Nigéria, está classificado. Pode garantir vaga mesmo em caso de derrota, se a África do Sul perder para Ruanda e houver combinação favorável de resultados.
Camarões
Precisa vencer Angola e torcer para que Cabo Verde não supere Essuatíni.
Costa do Marfim
Classifica-se se vencer o Quênia. Pode se garantir mesmo com derrota, dependendo de outros resultados.
Gabão
Precisa vencer o Burundi e torcer para que a Costa do Marfim não vença o Quênia.
República Democrática do Congo
Precisa vencer o Sudão e torcer pela derrota de Senegal para a Mauritânia.
Senegal
Garante a vaga se vencer a Mauritânia. Pode se classificar mesmo com derrota, dependendo da combinação de resultados.