As competições nacionais e continentais já estão afunilando. Na Copa do Brasil, estão nas semifinais o Cruzeiro, o Corinthians, o Fluminense e o Vasco . Na Copa Libertadores, Flamengo e Palmeiras são semifinalistas. E há ainda o Atlético-MG na Sul-Americana.
O título de cada uma dessas competições expandiria o número de times classificados à Libertadores de 2026, contanto que os campeões estejam no G6 ao fim do Brasileirão.
Como está o G6 agora
No momento, estão no G6 do Campeonato Brasileiro: Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras, Mirassol, Botafogo e Bahia.
Já os outros times que podem disputar título estão mais distantes, já com uma diferença de pontos importante.
O Fluminense é o 8º, com seis pontos a menos do que o Bahia. Vasco (12º), Corinthians (13º) e Atlético-MG (14º) estão no meio da tabela, com 10, 11 e 12 pontos de distância do G6, respectivamente.
O G6 pode virar G7?
Para que surja um G7, é preciso que somente um dos campeões esteja dentro do G6 ao fim do torneio. No caso atual, um título de Flamengo, Cruzeiro ou Palmeiras já expandiria os classificados . Nesse cenário, na 25ª rodada do Brasileirão, o São Paulo herdaria uma vaga à pré-Libertadores.
E quem sabe um G8...
O cenário do G8 já requer que dois times sejam campeões e estejam dentro do G7. No momento, seria necessário um título da Copa Libertadores, com Palmeiras ou Flamengo, e o do Cruzeiro, na Copa do Brasil . Desta forma, caso o campeonato terminasse nesta 25ª rodada, o Fluminense se juntaria ao São Paulo na pré-Libertadores.
Menos provável, porém possível G9
Esse é o cenário mais raro, porque precisa que três times diferentes conquistem títulos e ainda estejam dentro dos oito melhores classificados do Brasileirão . Isso teria sido possível em 2021, quando o Athletico venceu a Sul-Americana, mas a equipe ficou em 14º no torneio nacional. No ano passado, também teria sido possível, só que o Cruzeiro perdeu a Sul-Americana e terminou em 9º.
Neste ano, o único time que disputa a Sul-Americana é o Atlético-MG, atualmente 14º do torneio. Em caso de título e entrada no G8, o 9º colocado do Brasileirão iria à pré-Libertadores.