Plata: de contestado à absoluto e pivô de polêmica na Liberta

Gonzalo Plata ganhou espaço no Flamengo após desconfiança inicial e bom desempenho no Mundial; veja os números do equatoriano

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Alvo de polêmica: Gonzalo Plata na partida de ida contra o Estudiantes

No meio de tantos jogadores estrelados, um inesperado nome se tornou peça fundamental do Flamengo . Gonzalo Plata nunca esteve diante dos holofotes no clube, mas a luta por sua presença no duelo contra o Estudiantes, nesta quinta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), no estádio Jorge Luis Hirschi, pela volta das quartas de final da Libertadores, demonstra a importância dele para equipe.

O equatoriano figura como um dos principais personagens do confronto, principalmente pelo ocorrido no primeiro jogo contra os argentinos. A expulsão incorreta, assumida posteriormente pela Conmebol, até tirou o atleta de campo durante a vitória de 2 a 1. A suspensão, entretanto, foi anulada pela entidade máxima do futebol sul-americano, deixando o camisa 50 disponível para Filipe Luís .

  • Estreou com desconfiança após passagem apagada pela Europa
  • Tem 2 gols e 4 assistências nas últimas 15 partidas
  • Revelado pelo Independiente del Valle, clube formador do Equador
  • Versátil, tem se destacado também nos desarmes e duelos ganhos

Assim como boa parte dos rubro-negros, o treinador estava longe de enxergar Plata como um titular indiscutível. Mas ele se rendeu às valências que o jogador lhe oferecia, essas muito além de participações diretas para gol. E uma declaração após a goleada de 5 a 0 sobre o Maricá, pelo Carioca, deixa isso claro:

— Plata é um jogador que foi, pouco a pouco, trabalhando. E, cada vez que entrava, melhorava a equipe. Detalhes práticos, e ele observa todos eles. São esses detalhes que fazem do Plata um jogador importante e fundamental para mim. É um jogador super versátil e faz tudo o que o treinador pede.

Formação na “La Masia do Equador”

Gonzalo Plata tem 24 anos e nasceu em Guayaquil, mas se formou no Independiente del Valle, de Quito. O ponta-direita é mais um dos grandes nomes que o clube revelou nos últimos anos. Não à toa, teve 11 representantes na lista de 26 do Equador na Copa de 2022. O momento de maior destaque do atleta rubro-negro na seleção, entretanto, ainda não foi pela principal.

Ele foi escolhido pela Fifa o terceiro melhor jogador do Mundial sub-20 de 2019, realizado na Polônia, competição em que sua equipe  também terminou com o bronze. O reconhecimento veio mesmo com os números tímidos: fez dois gols e não deu nenhuma assistência. Já nestes tempos, o atacante já mostrava que podia ser útil de outras maneiras.

Sua contratação gerou muita desconfiança por parte dos rubro-negros. Afinal, Plata só tinha alcançado destaque no futebol catariano, após passagem apagada pelo futebol europeu (Sporting e Real Valladolid). Mas foi justamente no clube carioca que ele parece enfim ter se encontrado em uma liga competitiva do profissional.


Virada de chave após o Mundial de Clubes

A falta de efetividade em lances capitais, seja com finalizações ou os passes decisivos, fez com que o equatoriano fosse muitas vezes preterido pelos rubro-negros em relação a Luiz Araújo, que entrega justamente estas características. Até Filipe optou pela titularidade do camisa 7 na ponta-direita, em certos momentos. 

Plata parece ter virado esta chave após o Mundial de Clubes e se tornou uma peça que também oferece este poder de fogo para equipe. As estatísticas dizem por si só: igualou o número de gols e ultrapassou o de assistências do primeiro semestre.

Números de Plata após o Mundial

  • Partidas: 15 (13 titular)
  • Gols: 2
  • Assistências: 4
  • Passes decisivos*: 19
  • Dribles certos*: 20
  • Duelos ganhos*: 75
  • Desarmes*: 29
*Fonte: Sofascore

Libertadores 2025: Quartas de final (jogo de volta)

Estudiantes x Flamengo

  • Data: 25/09/2025
  • Horário: 21h30
  • Local: Jorge Luis Hirschi, La Plata
  • Arbitragem: Piero Maza (CHI)
  • Transmissão: ESPN e Dinsey+