Entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgam o ex-presidente Jair Bolsonaro , não faltam histórias que ligam a toga ao esporte mais popular do Brasil. Seja nas arquibancadas, em declarações públicas ou até em momentos pessoais, a ligação com Corinthians, Fluminense, Botafogo e São Paulo revela um lado mais humano dos magistrados.
Alexandre de Moraes: Corinthians
Alexandre de Moraes é corintiano assumido e fervoroso. No fim de julho, ele esteve na Neo Química Arena para acompanhar a vitória do Corinthians sobre o Palmeiras pela Copa do Brasil. Durante o clássico, chegou a responder provocações da torcida com um gesto nada protocolar: mostrou o dedo do meio. A aparição aconteceu poucas horas depois de o ministro ter sido sancionado pelo governo dos Estados Unidos pela chamada Lei Magnitsky, o que aumentou ainda mais a repercussão do episódio.
Luiz Fux: Fluminense
Torcedor do Fluminense, Luiz Fux tem uma ligação acadêmica com o estádio mais icônico do Brasil. Doutor em Direito Processual Civil pela UERJ, universidade vizinha ao Maracanã, ele nunca escondeu a simpatia pelo clube das Laranjeiras . Em 2015, quando participou de um evento ao lado do então presidente do time, Peter Siemsen, acabou arrancando risadas — e algum constrangimento — ao brincar com o desempenho do Flu: “A cor amarela está na minha essência, mas é por causa do meu time, que vem amarelando nas decisões.”
Flávio Dino: Botafogo
Entre os ministros, talvez nenhum tenha celebrado tanto uma vitória de seu clube como Flávio Dino. Pouco após o Botafogo conquistar a Libertadores da América, em Buenos Aires, ele subiu ao altar em São Luís (MA) para se casar com a jornalista Daniela Lima. A festa de casamento se transformou em extensão da comemoração alvinegra: Dino ergueu a camisa do Botafogo, cantou o hino do clube com os convidados e dançou com a noiva, em meio à euforia pela conquista histórica . As imagens correram a internet e mostraram um lado descontraído do novo ministro do STF.
Cristiano Zanin: São Paulo
Cristiano Zanin, indicado por Lula em 2023, é torcedor declarado do São Paulo . Nas redes sociais, quando ainda advogava, compartilhava registros que deixavam clara sua paixão pelo tricolor paulista. Momentos de arquibancada e comentários sobre vitórias do clube sempre faziam sucesso entre seus mais de 100 mil seguidores.
Cármen Lúcia: Imparcial
Diferente de alguns colegas, a ministra Cármen Lúcia nunca revelou preferência por um time de futebol. Até hoje, não há registros de que ela tenha se declarado torcedora de algum clube, o que reforça sua imagem de discrição também nesse campo.