Copa do Brasil: mais vitórias, goleadas e outras curiosidades

Com 112 jogos e 272 gols, torneio tem Fluminense como melhor ataque, Corinthians como maior vencedor e quatro atletas na artilharia

Canobbio e Cano comemoram gol no 8 a 0 sobre o Águia de Marabá, maior goleada da competição em 2025
Foto: Marcelo Gonçalves/FFC
Canobbio e Cano comemoram gol no 8 a 0 sobre o Águia de Marabá, maior goleada da competição em 2025

No meio desta semana, a disputa da Copa do Brasil 2025  volta a ser destaque. Na quarta-feira (10),  Fluminense x Bahia  e Corinthians x Athletico-PR definem duas vagas nas semifinais. No dia seguinte, quinta-feira (11), é a vez de Cruzeiro x Atlético-MG e Botafogo x Vasco .

Na atual edição do torneio foram realizados 112 jogo s, com 272 gols marcados  — uma média de 2,42 gols por partida . Confira abaixo números e curiosidades da atual edição da Copa do Brasil.  

Melhor ataque

O Fluminense é o time que mais vezes balançou as redes dos adversários nesta Copa do Brasil. A equipe das Laranjeiras fez 18 gols — dois em casa e 16 fora. O treinador Renato Gaúcho e os seus jogadores precisarão estar com a pontaria afiada diante do Bahia. No jogo de ida, em Salvador, eles perderam por 1 a 0.

Na segunda posição da lista de times que mais fizeram gols está o Atlético-MG, com 13 gols. Esta é outra equipe que também está em desvantagem no mata-mata. O Galo vem da derrota de 2 a 0 para o rival Cruzeiro em plena Arena MRV.

Equipes com o maior número de vitórias

Ninguém conseguiu vencer mais que o Corinthians  e o Fluminense . Os clubes saíram de campo com o resultado positivo em cinco oportunidades, cada. O alvinegro ganhou dois jogos em casa e três fora. Já o tricolor teve apenas um triunfo como mandante e quatro na condição de visitante.

Times que mais golearam

Quando o assunto são as vitórias por placares elásticos, o Atlético-MG aparece no topo da lista com dois triunfos. A equipe de Belo Horizonte venceu o Manaus, em casa, por 4 a 1 na segunda fase, e em seguida, na terceira fase, fez 4 a 0 sobre o Maringá.

Fluminense e Vasco também tiveram vitórias por três ou mais gols. Os tricolores fizeram 8 a 0 sobre o Águia de Marabá, no Pará, ainda na primeira fase, e 4 a 1 diante da Aparecidense no Mané Garrincha pela terceira fase. Já os cruzmaltinos passaram pelo União Rondonópolis com o placar de 3 a 0 na primeira e fase e depois, na etapa seguinte, repetiram o placar contra o Nova Iguaçu.

Quem mais empatou

O Vasco e  o já eliminado Retrô empataram quatro vezes. Estas igualdades foram duas dentro de São Januário e duas fora, como visitante.

Os empates aconteceram diante do Operário, por 1 a 1, tanto na ida quanto na volta da terceira fase, do CSA, no 0 a 0 do primeiro jogo das oitavas de final, em Maceió, e 1 a 1 frente ao Botafogo em casa na partida de ida das quartas.

Vale ressaltar também que o placar de 1 a 1 é o que mais foi registrado no torneio até o momento. Quinze partidas tiveram este marcador.

Artilharia

A briga pela artilharia está disputada e totalmente aberta. Quatro atletas dividem a ponta da lista, cada um com quatro gols marcados. São os atacantes Germán Cano e Everaldo, ambos do Fluminense, Rayan, do Vasco, e Luiz Fernando, do Athletico-PR. Todos seguem na Copa do Brasil.

Assistências e participações em gols

O meia Patrick Allan, do Náutico, é o líder em assistências dadas aos companheiros. Foram quatro. Quem também se destaca é Everaldo, do Fluminense. Além de ser um dos artilheiros com quatro gols, ele também contribuiu com passes importantes: três. O atacante do Tricolor é o que tem mais participações em gols. São sete ao todo.

Movimentações no mercado

Na janela de transferências do meio do ano, dos times vivos nas quartas de final, o Botafogo é o que mais contratou. Foram dez chegadas: Neto (goleiro), Kaio Pantelão (zagueiro), Gabriel Bahia (zagueiro), Danilo (meia), Montoro (meia), Santi Rodriguez (meia), Barrera (meia), Arthur Cabral (atacante), Joaquin Correa (atacante) e Chris Ramos (atacante).

Já o Corinthians foi o clube que menos adicionou novidades no elenco. O alvinegro contratou apenas o atacante Vitinho, ex-Flamengo, Internacional e Botafogo.