Flamengo anunciou, nesta segunda-feira, o seu novo patrocinador máster, garantindo a volta do rubro-negro ao topo do ranking de patrocínios do futebol brasileiro.
O valor do contrato com a Betano , que sucedeu a Pixbet, gira em torno de R$ 250 milhões, superando o contrato do Corinthians, que receberia R$ 103 milhões fixos da Esportes da Sorte. O contrato também seria maior que os acordos de São Paulo e Palmeiras, mesmo se computados os bônus por performance em campo. E não vai ser fácil desbancar o Flamengo, pois os valores dos patrocínios podem ter chegado ao limite, segundo especialista. Confira o ranking completo da Série A.
Ranking dos Maiores Patrocínios do Brasil em 2025
| Clube | Patrocinador | Valor* |
|---|---|---|
| Flamengo | Betano | R$ 220M |
| Corinthians | Esportes da Sorte | R$ 103M |
| Palmeiras | Sportingbet | R$ 100M |
| São Paulo | Superbet | R$ 80M |
| Atlético Mineiro | H2bet | R$ 60M |
| Botafogo | Vbet | R$ 55M |
| RB Bragantino | Red Bull** | R$ 55M |
| Fluminense | Superbet | R$ 52M |
| Santos | 7K | R$ 51M |
| Grêmio | Alfa | R$ 50M |
| Internacional | Alfa | R$ 50M |
| Vasco | Betfair | R$ 45M |
| Bahia | VivaSorte.bet | R$ 40M |
| Sport | Betnacional | R$ 35M |
| Fortaleza | Cassino | R$ 30M |
| Cruzeiro | Betfair | R$ 25M |
| Ceará | Esportes da Sorte | R$ 17M |
| Vitória | 7K | R$ 16M |
| Juventude | Stake | R$ 15M |
| Mirassol | 7K | R$ 4,5M |
*valores fixos divulgados, dados não-oficiais / **investimento total
O céu é o limite?
Nos últimos anos, com o alto nível de investimento das casas de apostas e a consequente escalada nos valores, a lista dos principais patrocínios foi alterada muitas vezes. Mas o acordo do Flamengo com o novo parceiro pode sustentar essa posição por mais tempo, com os valores investidos chegando a um teto. Pelo menos essa é a opinião de Fábio Wolff, especialista em Marketing Esportivo e diretor da Wolff Sports.
“Eu não acredito que os valores vão subir. Claro que há exceções, como o caso do Flamengo, mas a tendência de maneira geral é que eles se estabilizem”, mencionou.
O especialista também acredita que, no curto e médio prazos, as casas de apostas vão continuar dominando o ranking dos patrocínios da Série A.
“Atualmente não vejo outra indústria com apetite financeiro que as bets têm demonstrado", completou.
Dança das cadeiras
Desde a legalização das apostas de cotas fixas e com a regulação do mercado, em 2024, começou uma corrida entre os clubes para fechar acordos de patrocínio melhores. O caso do Flamengo, que trocou uma casa de apostas por outra, não é novidade. Outros exemplos recentes são o São Paulo, que trocou a Sportsbet.io pela Superbet e o Bahia que rescindiu com a Esportes da Sorte para fechar com a Viva Sorte. Para Wolff, esta prática pode ser arriscada:
“Clube que troca constantemente de casa de apostas não passa um bom recado ao mercado”.
Os patrocínios das casas de apostas, somente nos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, somam mais de R$ 1,1 bilhão em 2025 em investimentos. Apesar do aumento sucessivo das receitas, o especialista aproveitou para deixar um alerta para os clubes:
“[...] em vários casos, as despesas têm aumentado de forma desproporcional, o que tem ocasionado muitos déficits”, afirmou.