Matías Viña e Rony - Flamengo x Atlético-MG
Gilvan de Souza / Flamengo
Matías Viña e Rony - Flamengo x Atlético-MG




Flamengo anunciou, nesta segunda-feira, o seu novo patrocinador máster, garantindo a volta do rubro-negro ao topo do ranking de patrocínios do futebol brasileiro.

O valor do contrato com a Betano , que sucedeu a Pixbet, gira em torno de R$ 250 milhões, superando o contrato do Corinthians, que receberia R$ 103 milhões fixos da Esportes da Sorte. O contrato também seria maior que os acordos de São Paulo e Palmeiras, mesmo se computados os bônus por performance em campo. E não vai ser fácil desbancar o Flamengo, pois os valores dos patrocínios podem ter chegado ao limite, segundo especialista. Confira o ranking completo da Série A.

Ranking dos Maiores Patrocínios do Brasil em 2025

Clube Patrocinador Valor*
Flamengo Betano R$ 220M
Corinthians Esportes da Sorte R$ 103M
Palmeiras Sportingbet R$ 100M
São Paulo Superbet R$ 80M
Atlético Mineiro H2bet R$ 60M
Botafogo Vbet R$ 55M
RB Bragantino Red Bull** R$ 55M
Fluminense Superbet R$ 52M
Santos 7K R$ 51M
Grêmio Alfa R$ 50M
Internacional Alfa R$ 50M
Vasco Betfair R$ 45M
Bahia VivaSorte.bet R$ 40M
Sport Betnacional R$ 35M
Fortaleza Cassino R$ 30M
Cruzeiro Betfair R$ 25M
Ceará Esportes da Sorte R$ 17M
Vitória 7K R$ 16M
Juventude Stake R$ 15M
Mirassol 7K R$ 4,5M
*valores fixos divulgados, dados não-oficiais / **investimento total

O céu é o limite?

Nos últimos anos, com o alto nível de investimento das casas de apostas e a consequente escalada nos valores, a lista dos principais patrocínios foi alterada muitas vezes. Mas o acordo do Flamengo com o novo parceiro pode sustentar essa posição por mais tempo, com os valores investidos chegando a um teto. Pelo menos essa é a opinião de Fábio Wolff, especialista em Marketing Esportivo e diretor da Wolff Sports.

“Eu não acredito que os valores vão subir. Claro que há exceções, como o caso do Flamengo, mas a tendência de maneira geral é que eles se estabilizem”, mencionou.

O especialista também acredita que, no curto e médio prazos, as casas de apostas vão continuar dominando o ranking dos patrocínios da Série A.

“Atualmente não vejo outra indústria com apetite financeiro que as bets têm demonstrado", completou.

Dança das cadeiras

Desde a legalização das apostas de cotas fixas e com a regulação do mercado, em 2024, começou uma corrida entre os clubes para fechar acordos de patrocínio melhores. O caso do Flamengo, que trocou uma casa de apostas por outra, não é novidade. Outros exemplos recentes são o São Paulo, que trocou a Sportsbet.io pela Superbet e o Bahia que rescindiu com a Esportes da Sorte para fechar com a Viva Sorte. Para Wolff, esta prática pode ser arriscada:

“Clube que troca constantemente de casa de apostas não passa um bom recado ao mercado”.

Os patrocínios das casas de apostas, somente nos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, somam mais de R$ 1,1 bilhão em 2025 em investimentos. Apesar do aumento sucessivo das receitas, o especialista aproveitou para deixar um alerta para os clubes:

“[...] em vários casos, as despesas têm aumentado de forma desproporcional, o que tem ocasionado muitos déficits”, afirmou.


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