Últimos três campeões do Brasileirão, Botafogo (título conquistado em 2024) e Palmeiras (2023 e 2022) jogam neste domingo (17), às 20h30, pela 20ª rodada d a Série A 2025 com decisões diferentes a serem tomadas. Nas partidas de ida da Libertadores, enquanto os cariocas venceram por apenas 1 a 0 à forte LDU, os paulistas não tiveram dificuldades em golear os peruanos do Universitario fora de casa. A Prime Vídeo transmite ao vivo.
Com isso, o time comandado por Davide Ancelotti deve entrar para a partida no Nilton Santos com uma equipe mista, poupando sua força máxima para buscar a classificação às quartas de final da Libertadores em Quito. Já os comandados de Abel Ferreira devem entrar com a força máxima no Rio, pois em São Paulo, a vantagem de 4 a 0 praticamente dá uma segurança de classificação para a próxima fase da competição sul-americana.
Diante deste cenário, um empate ou até mesmo a vitória da equipe alviverde no Rio de Janeiro são os resultados mais prováveis para o confronto.
Botafogo poupa titulares pensando na LDU
Buscando o G4 do Brasileirão, o Botafogo parece consciente de que o objetivo na competição nacional pode ser alcançado no médio prazo. Nesta semana, a prioridade é tentar garantir a continuidade na Libertadores da América. O italiano Davide Ancelotti deve poupar jogadores diante das lesões já existentes no plantel e para que os titulares tenham força máxima para encarar a forte LDU na altitude de Quito.
A defesa é o principal ponto de atenção da equipe, já que Cuiabano, Kaio Pantaleão, David Ricardo e Bastos estão fora. No ataque, a questão é dar oportunidade a jogadores como Joaquin Correa e Arthur Cabral, que devem ser titulares.
Últimos 5 jogos do Botafogo
- ⚪ Botafogo 0 x 0 LDU (15/08) - Libertadores
- ✅ Fortaleza 0 x 5 Botafogo (10/08) - Brasileirão
- ✅ Bragantino 0 x 1 Botafogo (07/08) - Copa do Brasil
- ❌ Botafogo 0 x 2 Cruzeiro (03/08) - Brasileirão
- ✅ Botafogo 2 x 0 Bragantino (30/07) - Copa do Brasil
Palmeiras pode repetir dupla ofensiva de Lima
O que era apenas uma possibilidade remota e ofensiva foi concretizada em Lima. Abel Ferreira foi ousado e usou os atacantes Flaco López e Vitor Roque juntos. Os jogadores foram os protagonistas na goleada por 4 a 0 contra o Universitário. A questão é se o técnico português irá arriscar fora de casa contra um time muito mais forte tecnicamente, como é o caso do Botafogo.
Outra dúvida é se finalmente o zagueiro Murilo, que volta de contusão, terá chance de retornar à zaga titular desde o primeiro minuto. A probabilidade é que o parceiro do paraguaio Gustavo Gómez entre no segundo tempo como opção no banco. O atacante Bruno Rodriguez e o zagueiro Fuchs voltaram a treinar com o time, mas ainda não estão prontos para atuar.
Últimos 5 jogos do Palmeiras
- ✅ Universitário 0 x 4 Palmeiras (15/08) - Libertadores
- ✅ Palmeiras 2 x 1 Ceará (10/08) - Brasileirão
- ❌ Palmeiras 0 x 2 Corinthians (07/08) - Copa do Brasil
- ⚪ Vitória 2 x 2 Palmeiras (04/08) - Brasileirão
- ❌ Corinthians 1 x 0 Palmeiras (31/07) - Copa do Brasil
Palpite: Palmeiras favorito contra Botafogo misto
Botafogo e Palmeiras protagonizam confrontos recentes que vêm aumentando a rivalidade entre as equipes nos últimos anos, seja no Brasileiro, seja na Libertadores. Se a partida desta 20ª não vale tanto quanto um mata-mata ou uma reta final de campeonato nacional, ela pode valer três pontos decisivos na conta final das equipes.
E o cenário do jogo deste domingo (17) apontam que a vitória do Botafogo é o resultado menos provável, mesmo atuando em casa . Com os cariocas poupando titulares, e com os paulistas entrando com força quase máxima, as chances são maiores para uma vitória dos visitantes ou um empate. De todas as formas, as odds ficaram bastante atrativas, tornando o confronto um dos principais focos de atenção da rodada.
Odds para Botafogo x Palmeiras (Brasileirão 2025)
Campeonato Brasileiro: 20ª rodada
Botafogo x Palmeiras
- Local: Estádio Nilton Santos (Rio de Janeiro)
- Data: domingo, 16 de agosto de 2025
- Horário: 20h30
- Transmissão: Prime Vídeo
- Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda
Prováveis escalações
- Botafogo: Neto; Mateo Ponte, Marçal, Barboza e Alex Telles; Newton, Allan (Danilo), Savarino, Corrêa e Nathan Fernandes; Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.
- Palmeiras: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Micael (Murilo) e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Mauricio; Sosa, Facundo Torres (Flaco López) e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.