OSCAR DEL POZO
Real Madrid e Liverpool fazem nesta quarta-feira (27), em Anfield, o clássico da 5ª rodada da Liga dos Campeões.
Os "Reds" lideram de forma isolada a tabela de 32 equipes com 100% de aproveitamento nas quatro primeiras rodadas (12 pontos), enquanto o Real Madrid, 18º com duas vitórias e duas derrotas (6 pontos), precisa começar a subir posições para entrar no Top 8, que dá vaga direta nas oitavas de final.
O time merengue viaja sem Vinícius Júnior, que ficará afastado por três semanas devido a uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda. A ausência do camisa 7 abre caminho para Kylian Mbappé jogar pela ponta esquerda, sua posição de origem e onde é mais eficiente.
Além do atacante brasileiro, o Real Madrid também terá os desfalques de Dani Carvajal, fora do restante da temporada por uma ruptura de ligamento no joelho, David Alaba, Aurélien Tchouaméni, Éder Militão e Rodrygo.
No Liverpool, apesar da liderança no Campeonato Inglês e na Champions, o ambiente é agitado.
O astro Mohamed Salah está em fim de contrato (junho do ano que vem) e ainda não renovou. No último domingo, depois de ser protagonista na vitória sobre o Southampton, o atacante egípcio falou sobre sua situação contratual.
"Estou mais fora do que dentro. Não recebi nenhuma proposta. Estamos quase em dezembro e não recebi nenhuma proposta para ficar no clube", declarou Salah à emissora NBC, que disse continuar concentrado em conquistar títulos, mas não escondeu a decepção.
- Real Madrid leva vantagem no confronto -
Real Madrid e Liverpool já se enfrentaram 11 vezes e o retrospecto é favorável aos espanhóis, com sete vitórias, contra três dos ingleses e um empate.
A última vitória dos "Reds" aconteceu há mais de 15 anos, no jogo de volta das oitavas de final da Champions na temporada 2008/2009.
Naquele jogo, o Liverpool atropelou por 4 a 0 em Anfield, depois de também ter vencido a ida no Santiago Bernabéu por 1 a 0.
Desde então, o time merengue dominou os duelos entre ambas as equipes, com destaque para as finais da Champions de 2018 (3 a 1) e 2022 (1 a 0), ambas com o alemão Jürgen Klopp à frente do time inglês.
O último confronto aconteceu nas oitavas de final da temporada 2022/2023: na ida, o Liverpool abriu 2 a 0 em Anfield aos 14 minutos, mas o Real Madrid virou e goleou por 5 a 2. Na volta, o time espanhol venceu em casa por 1 a 0.
"Eles podem vencer dominando completamente o adversário, mas se for um jogo mais difícil, eles sempre encontram uma maneira de vencer ou avançar para a próxima fase, o que os torna tão especiais", disse o técnico do Liverpool, Arne Slot.
Slot, sucessor de Klopp que soma 16 vitórias em 18 jogos à frente dos "Reds", espera aproveitar o grande momento dos seus jogadores para quebrar a escrita contra o Real Madrid.