Marco Bertorello
O tenista alemão Alexander Zverev, número 2 do mundo, conseguiu sua terceira vitória em três jogos disputados no ATP Finals e se classificou para a semifinal invicto nesta sexta-feira (15), ao bater o espanhol Carlos Alcaraz (N.3), que acabou eliminado.
Zverev fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7/5) e 6-4, em uma hora e 57 minutos.
Assim como o fez o italiano Jannik Sinner (N.1) na véspera, Zverev conseguiu 100% de aproveitamento na primeira fase, selando de maneira brilhante sua classificação para a semifinal, além conseguir a primeira colocação do 'Gruppo John Newcombe'.
O alemão vai enfrentar por uma vaga na decisão o americano Taylor Fritz (N.5), segundo do 'Grupo Ilie Nastase'.
"Estou muito feliz com a vitória, é especial disputar a semifinal deste torneio", disse Zverev após a partida
Casper Ruud (N.7) selou a última vaga na semifinal com a vitória sobre o russo Andrey Rublev (N.8) por 2 sets a 1 (6-4, 5-7 e 6-2) no jogo que fechou a fase de grupos e vai enfrentar Sinner.
Já Alcaraz pode fazer as malas para viajar a Málaga, onde defenderá a Espanha na fase final da Copa Davis.
Derrotado por Ruud na estreia do ATP Finals, o espanhol manteve vivas as chances de classificação com a vitória sobre Rublev na segunda rodada, mas acabou eliminado por Zverev, que vive grande fase.
O alemão teve sete break points no primeiro set, mas não aproveitou nenhuma, com Alcaraz sempre se salvando nos momentos decisivos.
Mas no tie break, Zverev abriu vantagem rapidamente para fechar a parcial em 65 minutos.
- Foco na Copa Davis -
O número 2 do mundo, que chegou com confiança a Turim depois do título do Masters 1000 de Paris, conseguiu sua tão esperada quebra logo no primeiro game do segundo set.
Alcaraz teve o primeiro break point a favor no quinto game, mas Zverev se mostrou muito sólido, imparável no serviço, para aproveitar o primeiro match point e selar sua 69ª vitória na temporada, a oitava consecutiva.
"Foi um jogo de altíssimo nível, principalmente no final do primeiro set e no tie-break houve muitos pontos, senti como se estivesse jogando contra o Homem-Aranha", disse Zverev.
Já pensando na Copa Davis, Alcaraz admitiu que está motivado para buscar seu primeiro título no torneio, que marcará a despedida do ídolo Rafael Nadal.
"Vou tentar ajudar a equipe da maneira que puder. Por mim, pela Espanha e por Rafa. Ele é o jogador que mais merece encerrar sua incrível carreira com um título", ressaltou.