Jannik Sinner comemora ponto durante a vitória sobre Taylor Fritz nesta terça-feira, pelo ATP Finals
Marco BERTORELLO
Jannik Sinner comemora ponto durante a vitória sobre Taylor Fritz nesta terça-feira, pelo ATP Finals
Marco BERTORELLO

O tenista italiano Jannik Sinner, número 1 do mundo, sofreu para vencer o americano Taylor Fritz (N.5) nesta terça-feira (12), em Turim, pela segunda rodada do ATP Finals, que também teve reação do russo Daniil Medvedev (N.4) batendo o australiano Alex de Minaur (N.9).

Sinner conseguiu sua segunda vitória no torneio fechando o jogo contra Fritz por 2 sets a 0, com um duplo 6-4, em uma hora e 49 minutos.

Na próxima quinta-feira, o italiano precisará garantir matematicamente sua classificação para a semifinal contra Medvedev, que assim como Fritz, com uma vitória em dois jogos, também tem chances de avançar.

Se vencer em dois sets, Medvedev pode inclusive eliminar o número 1 do mundo, que nesta temporada conquistou sete títulos, entre eles o Aberto da Austrália e o US Open.

"O público está me ajudando muito. Foi um jogo muito difícil, sabíamos o que esperávamos um do outro... Tive problemas para devolver o saque dele [Fritz], mas estou feliz por ter superado a situação", disse Sinner após a partida.

- De Minaur eliminado -

De Minaur, estreante no ATP Finals, está matematicamente eliminado antes da terceira rodada.

No segundo jogo do dia, Sinner não mostrou seu melhor tênis, muito por conta da agressividade e da eficiência do americano no primeiro serviço (62%).

Em duas oportunidades, com 2-2 e 3-3 no placar, Sinner teve dificuldades para confirmar seu serviço, mas mostrou tranquilidade e aproveitou os erros não forçados de Fritz (15) no primeiro set.

No final, o italiano tomou a iniciativa com três break points no oitavo game, que foram salvos por Fritz, antes de confirmar o primeiro set point que teve (no décimo game) para quebrar o saque do americano e fechar a parcial em 50 minutos.

No segundo set, Sinner, que busca seu primeiro título na Itália, teve outro momento delicado. Sacando com 3-3 no placar, tirou um backhand improvável da cartola para fazer 4-3.

Mais uma vez cirúrgico, o número 1 do mundo não desperdiçou o primeiro match point que teve para levantar o público em Turim.

- Das vaias à eficiência -

Vaiado pelo público na estreia pela apatia e mau comportamento, Medvedev manteve vivas suas chances de classificação para a semifinal o vencer De Minaur.

Muito superior, mais agressivo e eficiente, principalmente com seu segundo serviço, Medvedev fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-4, em apenas uma hora e 20 minutos.

O russo, campeão do ATP Finals em 2020, teve um desempenho muito diferente do que mostrou no último domingo, quando foi derrotado por Fritz e se comportou de forma inadequada em quadra, chegando inclusive a segurar a raquete de cabeça para baixo quando se preparava para uma devolução de saque.

"Decidi não me preocupar, no bom sentido [com a reação do público]. Se eu perdesse, minha temporada acabava; se ganhasse, teria outra oportunidade na quinta-feira. Tentarei fazer o mesmo no próximo jogo", declarou Medvedev.

O russo se mostrou determinado com seus golpes vencedores (25 contra apenas nove de De Minaur) e minimizou os erros não forçados (10 contra 13 do australiano) sem conceder ao adversário uma única chance de quebra.

O resultado significa que o 'Grupo Ilie Nastase' terá que esperar até a última rodada, na próxima quinta-feira, para conhecer seus dois semifinalistas.

Nesta quarta-feira (13) será disputada a segunda rodada do 'Grupo John Newcombe': Carlos Alcaraz (N.3) jogará contra o russo Andrey Rublev (N.8), enquanto o alemão Alexander Zverev (N.2) enfrentará o norueguês Casper Ruud (N.7).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!