O Manchester City, vencedor da Liga dos Campeões em 2023, e a Inter de Milão, finalista naquela edição, fazem um duelo de peso nesta quarta-feira (18), na primeira rodada da principal competição europeia de clubes, que estreia um novo formato nesta temporada.
Naquela final de 2023, disputada em Istambul, o time inglês venceu por 1 a 0, com gol do meio-campista espanhol Rodri.
- 'Quando vamos ter férias?' -
Pouco mais de um ano depois, o City estreia no Etihad Stadium o novo formato da Champions, com 36 equipes em um mesmo grupo e oito jogos a disputar na primeira fase para conseguir a classificação às oitavas de final.
O zagueiro do City Manuel Akanji não é um fã desse novo modelo: "É mais complicado. Você joga contra diferentes equipes, a Inter não terá os mesmos adversários que nós. É simplesmente maior, com mais jogos".
"E depois vem o Mundial de Clubes no final da temporada. É um jogo atrás do outro e não sei se isso vai funcionar por mais anos", acrescentou Akanji, mencionando a competição da Fifa, que vai sobrecarregar ainda mais o calendário.
"É muito difícil. Não se pode pensar só nesta temporada, mas também na próxima. Quando vamos ter férias?", perguntou o jogador.
Além das queixas, o Akanji vai reencontrar a Inter após a catártica vitória do City, que enfim coroou o clube como campeão europeu, dois anos depois da derrota na final diante do Chelsea.
- 'Boas lembranças' -
"Acho que o [formato] anterior era melhor, mas vamos lutar com os melhores times e vamos começar com um grande jogo contra a Inter. A última vez que nos encontramos foi na final. Boas lembranças para nós"
O Real Madrid, que eliminou o City nas quartas de final na última edição (nos pênaltis), é o atual campeão da competição.
Os 'Citizens' tentarão reconquistar a Europa enquanto buscarão o quinto título consecutivo da Premier League, ao mesmo tempo em que travam uma batalha judicial contra a organizadora do Campeonato Inglês depois que o clube foi investigado e recebeu 115 acusações de infrações financeiras.
- Retorno de Rodri -
O veredito só deve sair em 2025, mas o Manchester City, oito vezes campeão inglês desde 2012, pode receber duras punições.
Enquanto isso, o time continua em alto nível conseguindo diante do Brentford sua quarta vitória (1 a 0) em quatro rodadas na Premier League, da qual é líder.
Rodri, pilar da equipe, jogou seus 45 minutos na temporada depois de se recuperar da lesão que sofreu na última Eurocopa, em que a Espanha foi campeã.
Com John Stones e Kyle Walker também voltando de lesões, o técnico Pep Guardiola recupera a base do time.
"Rodri jogou 45 minutos e foi muito bem. Ele disse que se sentiu bem, é muito importante para nós. Os primeiros minutos de Kyle e John também foram muito bons", comemorou Guardiola.