Itália, atual campeã, vence Albânia de virada (2-1) em sua estreia na Euro-2024

A Itália, atual campeã, estreou na Euro-2024 com uma vitória sofrida e de virada sobre a Albânia por 2 a 1 neste sábado (15), diante de 50.000...

El centrocampista italiano Nicolo Barella celebra con sus compañeros de la selección el gol de la victoria contra Albania en la fase de grupos de la Eurocopa-2024, el 15 de junio de 2024 en Dortmund.
Foto: Ina FASSBENDER
El centrocampista italiano Nicolo Barella celebra con sus compañeros de la selección el gol de la victoria contra Albania en la fase de grupos de la Eurocopa-2024, el 15 de junio de 2024 en Dortmund.
INA FASSBENDER

A Itália, atual campeã, estreou na Euro-2024 com uma vitória sofrida e de virada sobre a Albânia por 2 a 1 neste sábado (15), diante de 50.000 torcedores em Dortmund, na Alemanha.

Em sua segunda participação numa Eurocopa, os albaneses abriram o placar com o gol mais rápido da história da competição, marcado por Nedim Bajrami, com apenas 23 segundos de jogo.

O atacante do Sassuolo aproveitou um passe errado do zagueiro Federico Dimarco para colocar a modesta Albânia na frente no Westfalenstadion, em Dortmund.

Show Player

Mas os italianos, que vão enfrentar a Espanha na segunda rodada do Grupo B, viraram com gols de Alessandro Bastoni (11') e Nicolo Barella (16').

Acostumado a ficar coberto de amarelo nos fins de semana para torcer pelo Borussia Dortmund, o lendário estádio se vestiu de vermelho neste sábado, criando um clima semelhante à da Arena Kombetare, casa da seleção albanesa na capital do país, Tirana.

A equipe comandada pelo brasileiro Sylvinho, com cinco jogadores em campo que atuam no campeonato italiano, aproveitou o empurrão da torcida para desestabilizar os italianos ainda nos primeiros momentos da partida.

Assim que a partida começou, a Itália cedeu uma cobrança de lateral próxima à sua área e Dimarco cometeu um erro ao tentar passar a bola para a zaga central. Bajrami não perdoou à queima-roupa, com um chute forte na primeira trave sem chances para o goleiro Gianluigi Donnarumma.

O placar marcava apenas 23 segundos no momento em que a bola cruzou a linha do gol, tornando este gol o mais rápido da história da Eurocopa.

O recorde anterior pertencia ao russo Dmitri Kirichenko, que na Euro-2004 abriu o placar contra a Grécia aos 67 segundos de jogo.

- Barella salva -

Depois do gol, que caiu como um balde de água fria sobre uma duvidosa e traumatizada 'Nazionale' após não ter conseguido se classificar para nenhuma das duas últimas edições da Copa do Mundo, os 'azzurri' começaram a se impor e a ganhar metros, superando o ímpeto dos albaneses.

Após um escanteio curto, Lorenzo Pellegrini cruzou para a segunda trave, onde o zagueiro da Inter, Alessandro Bastoni, pulou para empatar e acalmar os italianos.

E numa fase em que a 'Nazionale' não tem um artilheiro nato, foi mais uma vez Nicolo Barella quem, com um potente chute da entrada da área, colocou os atuais campeões em vantagem com o seu décimo gol pela seleção italiana.

Embora a Itália tenha criado inúmeras oportunidades para conseguir um resultado maior e mais tranquilizador, o placar não se mexeu, permitindo aos 'azzurri' iniciar o torneio com uma vitória no complicado grupo B.

Os jogadores comandados pelo técnico Luciano Spalletti ainda passaram um sufoco no fim do jogo, quando o atacante Rey Manaj quase empatou já nos descontos (90'+1).

A Espanha, seu próximo adversário na quinta-feira em Gelsenkirchen, venceu mais cedo a Croácia por 3 a 0 em Berlim, o que deixa 'La Roja' como líder provisória do 'Grupo da Morte' graças ao melhor saldo de gols após a primeira rodada do Grupo B.

AFP