No minuto 20, torcida de Portugal homenageia Diogo Jota

Atacante ex-Liverpool faleceu em julho deste ano, em trágico acidente de carro

Diogo Jota faleceu em acidente de carro na Espanha
Foto: Reprodução/Instagram
Diogo Jota faleceu em acidente de carro na Espanha

A torcida de Portugal surpreendeu a todos neste domingo (16), durante partida nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, contra a Armênia, ao homenagear o ex-atacante, Diogo Jota, que faleceu em acidente de carro em julho deste ano. 

Os presentes no estádio usaram o minuto 20 para aplaudir veementemente o jogador. Mas porque 20? Este era o número da camisa que o atleta usava, tanto no Liverpool, quanto na Seleção Portuguesa. 

O surpreendente, no entanto, foi que os aplausos se deram após empate da Armênia. Portugal abriu o placar aos seis minutos com Renato Veiga, e a Armênia empatou aos 18, com Eduard Sperstian.

Porém, aos 27 minutos, Gonçalo Ramos ampliou após "presente" da defesa armênia. E logo aos 30, João Neves, do PSG, ampliou. O meia do time francês, aos 41, fez um golaço de falta, levando a partida a 4x1.

A disputa na sexta rodada do grupo F está intensa até os momentos finais: os portugueses estão sob ameaça de Hungria e Irlanda, 2ª e 3ª no grupo, que tem um confronto direto neste domingo e podem alcançar a seleção de Cristiano Ronaldo caso ela tropece. Até o momento, o jogo está empatado em 1x1.

Diogo Jota

Natural de Massarelos, no norte de Portugal,  Diogo Jota  iniciou a carreira profissional no Paços de Ferreira, em 2014. Chamou atenção pelo desempenho ainda jovem e foi contratado pelo Atlético de Madrid em 2016. Embora tenha marcado em um amistoso contra o Crotone, nunca chegou a atuar oficialmente pelos colchoneros.

Na sequência, foi emprestado ao Porto e depois ao Wolverhampton, da Inglaterra, onde se destacou a ponto de ser comprado em definitivo em 2018. Dois anos depois, em 2020, foi negociado com o Liverpool por 44,7 milhões de euros.

Pelos Reds, disputou 182 partidas, marcou 65 gols e deu 26 assistências. Foi peça importante em títulos recentes do clube inglês: a Premier League de 2024/25, a Copa da Inglaterra (FA Cup) de 2021/22 e a Copa da Liga Inglesa do mesmo ano.

Fora dos gramados, Jota havia se casado há apenas dez dias com sua companheira de longa data, Rute Cardoso. A cerimônia aconteceu em 22 de junho e o casal aparece em fotos ao lado dos três filhos: Denis (nascido em 2021), Duarte (2023) e uma menina nascida em 2024, cujo nome não foi divulgado.