
George Russell venceu o Grande Prêmio do Canadá neste domingo (15), após conduzir uma prova sólida desde a largada e resistir à pressão direta de Max Verstappen nas voltas decisivas.
O britânico da Mercedes viu a corrida ser neutralizada pelo safety car nas voltas finais, após o abandono de Lando Norris, que se acidentou durante uma disputa intensa por posição com o companheiro de equipe Oscar Piastri.
Completaram o pódio Verstappen, em segundo, e Kimi Antonelli, que conquistou o primeiro pódio dele na carreira.
Como foi a corrida?
A corrida teve início com pista seca e céu limpo no circuito Gilles Villeneuve. Russell largou da pole position e sustentou a ponta, seguido por Verstappen e Oscar Piastri.
Ainda na primeira volta, Kimi Antonelli ultrapassou Piastri e assumiu o terceiro lugar. Alexander Albon escapou da pista e perdeu rendimento, enquanto Gabriel Bortoleto e Carlos Sainz alternaram posições nas voltas iniciais.
Verstappen ameaçou a liderança nas primeiras voltas, mas Russell respondeu com ritmo superior e anulou a abertura de asa do adversário. Mais atrás, Norris se aproveitou de um erro de Fernando Alonso e subiu ao sexto lugar.
O holandês da Red Bull foi o primeiro dos líderes a parar, voltando em nono. Russell parou na sequência e retornou à frente de Nico Hulkenberg.
Antonelli herdou a liderança temporariamente, mas também foi aos boxes e regressou atrás de Verstappen. Norris prolongou seu stint e foi instruído a manter o plano estratégico inicial.
Com a parada de Piastri, Norris assumiu a liderança. Lewis Hamilton, já com troca realizada, ultrapassou Esteban Ocon e retornou ao sétimo lugar.
Ferrari se complica, e disputa se acirra no pelotão da frente
Albon perdeu ritmo e foi superado sucessivamente por Sainz, Hamilton, Ocon, Bortoleto e Alonso.Irritado, reclamou com a equipe pelo rádio: “Eu não sei por que vocês não me escutam. Isso realmente me irrita”.
Bortoleto também enfrentou perda de rendimento com os pneus médios e caiu na classificação após ser ultrapassado por Sainz, Yuki Tsunoda e Alonso.
Russell encostou em Charles Leclerc, que ainda não havia parado, e o ultrapassou com o uso do DRS. Verstappen seguiu de perto e forçou a Ferrari a chamar o piloto. Leclerc expressou insatisfação: “Não entendi a chamada”.
Na volta 37, Verstappen fez a segunda parada para evitar ser ultrapassado. Voltou atrás de Antonelli, mas recuperou a posição pouco depois.
As paradas de Russell e Piastri recolocaram Norris na liderança na volta 46. Dois giros depois, o piloto da McLaren parou e cedeu a posição a Leclerc. Albon abandonou a corrida na volta 48, gerando uma bandeira amarela breve.
Bortoleto, em estratégia prolongada, parou apenas na volta 50, após 48 voltas com o mesmo jogo de pneus. A Sauber não aproveitou o desempenho consistente do brasileiro ao longo do fim de semana.
Leclerc realizou a segunda parada na volta 53 e voltou em sexto. Três voltas depois, Piastri passou a pressionar Antonelli na luta pelo quarto lugar.
A corrida entrou em momento decisivo na volta 56, com Russell, Verstappen, Antonelli, Piastri e Norris separados por menos de seis segundos.
Acidente de Norris define encerramento da prova
Ocon foi o último a realizar sua parada, na volta 58. Faltando cinco voltas para o encerramento, Russell mantinha vantagem de 2,7 segundos sobre Verstappen.
Na volta 66, Norris ultrapassou Piastri, mas o australiano recuperou a posição em seguida. Ao tentar nova manobra, Norris perdeu o controle na reta e colidiu com o muro. O acidente causou seu abandono e prejuízo significativo à McLaren. O safety car foi acionado imediatamente.
Piastri, com suspeita de furo em um dos pneus após o toque, precisou parar. As duas Mercedes também trocaram pneus nesse momento.
A corrida terminou com o safety car na pista, sem alterações no topo da classificação.