A seleção da Suécia eliminou os Estados Unidos após disputa de pênaltis. Bjorn e Blomqvist perderam a cobrança para a equipe europeia. Rapinoe, Smith e O'Hara erraram do lado dos EUA.
É a primeira vez que a seleção norte-americana cai antes das semi-finais. A seleção foi campeã do torneio quatro vezes e é a maior vencedora de copas do mundo.
A partida das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina permaneceu 0x0 durante o tempo normal e o empate seguiu durante os 30 minutos da prorrogação.
A partida começou às 6h da manhã deste domingo (6) em Melbourne, na Austrália. A vencedora pega a seleção do Japão na sexta-feira (11) às 4h30 da manhã no horário de Brasília.
As suecas terminaram a fase de grupos em primeiro lugar no Grupo G. Já as norte-americanas, atuais bicampeãs mundiais e maior força da história do futebol feminino, ficaram em segundo no grupo.
A partida foi marcada por uma atuação extraordinária da goleira sueca, Zećira Mušović. Os EUA finalizaram 22 vezes, sendo 11 no alvo.
À Suécia, por sua vez, faltou pontaria. Das nove finalizações, apenas uma chegou à meta da goleira Alyssa Naeher.
Holanda elimina África do Sul
Também na madrugada deste domingo (6), a Holanda eliminou a África do Sul em um jogo animado. O jogo terminou dois a zero para a equipe europeia, sendo um gol de cabeça e outro "frango" da goleira africana.
Os gols foram marcados por Jill Roord e Beerensteyn. As holandesas agora enfrentam a Espanha, uma das favoritas, após a eliminação da Suíça, que perdeu por 5x1.
Com o resultado, a Holanda se classificou para as quartas de final pela segunda vez consecutiva. A África do Sul, por sua vez, se despede após fazer história no torneio.