Flamengo tem campanha de título com Dorival, mas vê início ruim dificultar planos no Brasileirão

Desde a chegada do treinador, clube carioca tem 72% de aproveitamento e somou apenas dois pontos a menos que o líder Palmeiras

Flamengo tem campanha de título com Dorival, mas vê início ruim dificultar planos no Brasileirão
Foto: Lance!
Flamengo tem campanha de título com Dorival, mas vê início ruim dificultar planos no Brasileirão


Dorival Júnior sofreu críticas de parte da torcida do Flamengo pela escalação do time alternativo diante do Palmeiras, neste domingo, pelo Brasileirão. O empate em 1 a 1 no Allianz Parque impediu a aproximação rubro-negra ao rival e tornou mais difícil a missão do título do Brasileirão nesta temporada.

+ Mercado fechado: confira o balanço da janela de transferências do Flamengo

Apesar do resultado ruim, Dorival não parece ser o culpado pela situação atual do Flamengo na tabela. Pelo contrário. Com ele no comando, o clube disputou 13 partidas e tem 72% de aproveitamento - com nove vitórias, um empate e três derrotas. São 28 gols marcados e 10 sofridos desde que o treinador assumiu a equipe na 11ª rodada.

Com Dorival, o Flamengo saltou da 14ª posição para o terceiro lugar. Neste recorte, a equipe rubro-negra é superada apenas pelo líder Palmeiras, que somou 30 pontos e teve 77% de aproveitamento.

+ Estratégia de Dorival mantém Flamengo sem lesões, vivo nas Copas e na briga pelo Brasileiro

Melhores campanhas desde a 11ª rodada:

1. Palmeiras - 30 pontos
2. Flamengo - 28 pontos
3. Fluminense - 27 pontos
4. Athletico - 22 pontos
5. Inter - 21 pontos (SG: +8)
6. Fortaleza - 21 pontos (SG: +4)
​7. Corinthians - 21 pontos (SG: 0)

Estes 72% de aproveitamento com Dorival correspondem, inclusive, a uma campanha de título no Brasileirão. Desde 2003, quando teve início o formato de pontos corridos, apenas três campeões tiveram números superiores: Flamengo/2019, Atlético-MG/2021 e Cruzeiro/2003.

Flamengo empatou com o Palmeiras (Foto: Alex Silva/Lancepress!)

INÍCIO RUIM DIFICULTA PLANOS DE TÍTULO

Esses dois pontos de diferença entre Palmeiras e Flamengo nas últimas 13 rodadas contrastam com a situação atual da tabela. O clube rubro-negra tem, na verdade, a difícil missão de tirar nove pontos do rival nas próximas 15 rodadas e isso está diretamente ligado ao início ruim sob o comando de Paulo Sousa.

Paulo Sousa no Brasileirão
- 10 jogos
- 3 vitórias
- 3 empates
- 4 derrotas
- 12 pontos em 30 disputados

Dorival Júnior no Brasileirão
- 13 jogos
- 9 vitórias
- 1 empate
- 3 derrotas
- 28 pontos em 39 disputados

A vitória no confronto direto poderia reduzir a diferença para seis pontos e dar outra cara à disputa do Brasileirão. No entanto, se mantiver o desempenho recente, o Flamengo pode continuar sonhando com o título - desde que o rival comece a tropeçar em algumas partidas.