Sonhando com Seleção, Pedro marcou de bicicleta exatos quatro anos após primeira convocação

Atacante do Flamengo foi convocado em 2018, quando defendia o Fluminense, mas acabou cortado por lesão no joelho. Agora, camisa 21 vive expectativa de ser chamado novamente

Sonhando com Seleção, Pedro marcou de bicicleta exatos quatro anos após primeira convocação
Foto: João Marcos Santana*
Sonhando com Seleção, Pedro marcou de bicicleta exatos quatro anos após primeira convocação


Vivendo grande momento com a camisa do Flamengo , o atacante Pedro foi o herói rubro-negro na vitória sobre o Athletico-PR, na última quarta-feira, que garantiu a classificação do time carioca às semifinais da Copa do Brasil de 2022 . Com um golaço de bicicleta, o centroavante balançou as redes num dia especial na sua carreira.


Exatos quatro anos antes da pintura feira na Arena da Baixada, Pedro era convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Em lista divulgada pelo técnico Tite no dia 17 de agosto de 2018, o então jogador do Fluminense, na época com 21 anos, foi relacionado para amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, em setembro.

+ Veja a tabela e os jogos da Copa do Mundo de 2022

Assim como em 2022, Pedro vivia fase excelente pelo Tricolor. O atacante tinha 19 gols marcados na temporada e era o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com dez tentos. Exatos oito dias depois da convocação, porém, veio a ducha de água fria.

Em uma partida contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Brasileirão, Pedro torceu o joelho direito no fim do primeiro tempo e precisou deixar a partida. Dias depois, exames constaram um estiramento no ligamento cruzado anterior e precisou passar por cirurgia, que o tirou dos gramados por quase oito meses.

Pedro lesionou o joelho no dia 25 de agosto de 2018 (Foto: Fernando Michel / Lancepress!)

Para o lugar de Pedro, Tite convocou outro jogador que teve história no Fluminense: Richarlison. Recém-contratado pelo Everton em 2018, o Pombo teve sua primeira oportunidade com a Amarelinha e deixou boa impressão. No amistoso contra os salvadorenhos, o atacante marcou dois gols e deu uma assistência na goleada por 5 a 0. Desde então, tornou-se figura constante na Seleção Brasileira.

O momento de Pedro antes da lesão era tão bom que o centroavante quase deixou o Fluminense para atuar no futebol europeu. O centroavante recebeu propostas de Bordeaux, da França, e do poderoso Real Madrid. A negociação com espanhóis, inclusive, ficou perto de ser finalizada, mas foi atrapalhada em virtude da contusão.

Pedro voltou a jogar em abril de 2019, mas em setembro se transferiu para a Fiorentina, da Itália. Sem conseguir emplacar no Velho Continente, o centroavante voltou ao Brasil em janeiro de 2020, para atuar no Flamengo.

+ Pedro na lista! Confira os 20 jogadores mais valiosos do Brasileirão

PRIMEIRA CONVOCAÇÃO PARA VALER
Contratado pelo Fla por empréstimo, Pedro fez um bom ano em 2020 e ganhou espaço no time titular por conta de uma lesão de Gabigol. Em novembro daquele ano, o camisa 21 foi novamente chamado por Tite para a Seleção, para os duelos contra Venezuela e Uruguai, nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022.

O atacante entrou no segundo tempo do jogo com os venezuelanos, no Morumbi, mas ficou em campo por pouco de 15 minutos somente. Sem muitas chances, não marcou gol. Pedro, porém, acabou cortado da relação por uma lesão muscular e não enfrentou a Celeste, em Montevidéu, dando lugar a Thiago Galhardo.

Pedro tem apenas um jogo pela Seleção principal (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

O RETORNO?
O nome de Pedro tem sido muito comentado para ganhar uma chance na lista de Tite nos amistosos que o Brasil fará na Data-Fifa de setembro. Será a última convocação do treinador antes da relação final para o Mundial de Qatar, e o camisa 21 tem grandes chances de estar presente nos amistosos.

O próprio treinador da Seleção Brasileira já admitiu inúmeras vezes que gosta do jogador. Tite vê em Pedro um atleta com características únicas, que ele não tem hoje em sua equipe. A mais recente declaração do comandante da Canarinho foi justamente na última quarta-feira , quando o centroavante fez o gol de bicicleta.

- Não vou fugir da pergunta. Pedro tem característica muito especial para enfrentar times com linhas baixas. Tem que ter opção com essa característica. Talvez dos 26 jogadores, 80% estejam encaminhados. Mas sem fechar a lista, sem ficar na caixinha. Grandes atletas se afirmam - disse Tite à "Rádio Globo".

Pedro tem 20 gols em 45 jogos na temporada 2022 e está perto de atingir o melhor ano de sua carreira . Sonhando com uma vaga na Copa do Mundo do Qatar, o centroavante do Flamengo segue mostrando suas credenciais para convencer Tite.

* Estagiário, sob a supervisão de Leonardo Martins.