Gulbis atira raquete no meio do jogo, mas avança às 8ªs em Cordenons
Letão foi penalizado, brigou com árbitro e ainda venceu sua partid
O letão ex-top 10 e atual 278º, Ernests Gulbis, voltou a aprontar das suas e correu risco de ser eliminado na estreia do Challenger de Cordenons, na Itália, ao se irritar com seus próprios e atirar sua raquete para o outro lado da quadra.
Gulbis enfrentava o espanhol Nikolas Sanchez Izquierdo, 250º, e teve seu saque quebrado quando o placar estava 3/3 no primeiro set. A quebra se deu porque o letão cometeu três duplas-faltas no game, incluindo no breakpoint, e irritado com a própria performance, Gulbis atirou a raquete para o outro lado da quadra (vídeo abaixo).
What the hell 😂😂😂 pic.twitter.com/v6ulqriXk4
— Hombre Nadal 2️⃣2️⃣🏆 (@HombreNadal) August 3, 2022
Como a raquete não acertou nenhuma das pessoas que trabalhavam no jogo (atletas e juízes), Gulbis recebeu apenas o "penalty point" por "abuso de bola", que é a punição em que o atleta perde um ponto, dentro do game ou no que está a ser iniciado por praticar algum abuso com equipamento de jogo (bola, raquete, etc).
O ato de atirar a raquete em quadra, poderia ter sido considerado pelo árbitro da partida violações dos códigos 2 e 3 de disciplina em quadra da ATP e neste caso determinaria a eliminação sumária do letão do torneio, desde que avalizada pelo fiscal arbitral do torneio. Porém, o árbitro optou pela punição simples e ainda assim Gulbis não se conteve e bateu boca com o árbitro.
"Por quê? Ela atingiu alguém? Ela ficou na quadra... tinha ninguém perto? Há 10 metros", gritou o tenista e ouviu do árbitro: "Há um jogo de duplas na quadra ao lado". Não satisfeito, Gulbis seguiu reclamando e afirmou que a arbitragem "o deixa louco".
pic.twitter.com/eByUE6llEt
— Hombre Nadal 2️⃣2️⃣🏆 (@HombreNadal) August 3, 2022
O jogo seguiu, com os tenistas trocando muitas quebras e após 2h14 Gulbis fechou a partida em 7/6 (7-5) 6/4.
Nas oitavas de final do torneio italiano, que é disputado no saibro, GUlbis encara o sétimo favorito, o francês Alexandre Muller, 157º, que venceu o local Riccardo Bonadio, 192º, em 6/4 7/6 (7-3).