Presidente de organizada do Paraná pisoteado por cavalo da PM teve morte cerebral, diz delegado
Lance!
Presidente de organizada do Paraná pisoteado por cavalo da PM teve morte cerebral, diz delegado


A classificação do Paraná Clube às oitavas de final da Série D ficou marcada por um triste evento. O presidente da Fúria Independente, uma das maiores organizadas do clube, Mauro Urubim, foi pisoteado por um cavalo da Polícia Militar (PM). E, de acordo com o delegado do caso, o torcedor teve a morte cerebral constatada nesta segunda-feira.

O caso diverge em opiniões. No intervalo do jogo diante do Cascavel, no sábado, Mauro sofreu o acidente e foi encaminhado ao hospital em estado gravíssimo. Segundo o delegado Luiz Carlos de Oliveira, da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), o vice-presidente da Fúria Independente confirmou a morte.

- Recebemos de um torcedor, o vice da Fúria, a informação de que foi constatada a morte cerebral. Farão mais um exame agora à tarde e outro de noite para confirmar. Ele ainda está vivo. Vamos torcer para que se recupere. Mas quando é constatada a morte cerebral, é porque a situação está muito difícil - disse ao "Bem Paraná".

POSICIONAMENTO DO PARANÁ

O Paraná Clube se posicionou nas redes sociais sobre o ocorrido. Em nota, o clube pediu orações para a família de Mauro e, além disso, pediu apuração vigilante e punições severas aos envolvidos no acidente na Vila Capanema.

"No sábado, dia 30, infelizmente, não tivemos somente alegria e comemoração. Tivemos, lamentavelmente, um incidente no qual o conselheiro do Clube e presidente da torcida organizada Fúria Independente foi gravemente ferido, encontrando-se hospitalizado, em estado gravíssimo. Mauro Machado Urbim teve traumatismo craniano grave.

Por meio desta nota, solicitamos todos os pensamentos positivos e orações ao Mauro Machado Urbim!

Da mesma forma, por intermédio do Clube, os seus Conselhos (Deliberativo, Gestor, Consultivo e Fiscal) solicitam à Polícia Militar do Estado do Paraná que seja feita apuração célere, completa e detalhada do ocorrido com o conselheiro Mauro Machado Urbim.

Somente com o esclarecimento dos fatos conseguiremos evitar generalizações, atribuir justamente eventuais erros ou culpas, determinar medidas de prevenção e, principalmente, trazer para dentro e fora dos estádios a paz que precisamos para que tragédias não mais se repitam.

O Paraná Clube e seus Conselhos se colocam totalmente à disposição para que possamos elucidar todo e qualquer fato ocorrido, e trabalharmos em conjunto para que o futebol possa ser um congraçamento e um espetáculo, apenas com rivalidades esportivas.

#ForçaMaurinho."


POLÍCIA TAMBÉM SE POSICIONOU

Após o posicionamento do Paraná, a PM também divulgou uma nota oficial sobre o caso. No documento, além do lamento pelo ocorrido, o órgão público revelou que a ação foi motivada por uma tentativa de invasão dos torcedores da Fúria Independente. A organizada nega.

"Neste sábado, dia 30/07, no intervalo do jogo entre Paraná Clube e Cascavel, houve uma tentativa de invasão do local reservado aos visitantes, por aproximadamente 80 torcedores da torcida organizada Fúria Independente, sendo necessária a imediata intervenção do Regimento de Polícia Montada.

As equipes realizaram formação de linha para impedir a passagem desses torcedores, orientando-os para que retornassem, no entanto, insistindo no intento de invasão, tornaram-se hostis.

Objetivando manter a ordem e principalmente preservar a integridade dos torcedores do Cascavel, as equipes progrediram na tentativa de persuasão ao recuo, os quais retornaram ao interior do Estádio.

Após repelir a ação, os policiais constataram dois torcedores caídos, em que um deles imediatamente levantou e o outro permaneceu desacordado. Imediatamente foram prestados os primeiros socorros de urgência, e acionado o Corpo de Bombeiros, que prontamente deu continuidade ao atendimento e encaminhou o ferido ao Hospital do Trabalhador.

Será instaurada pela Corporação, uma Sindicância para apurar o ocorrido, trazendo à lume demais informações e subsídios ensejadores de eventuais providências pertinentes."


SEQUÊNCIA DA SÉRIE D

O Paraná Clube volta a campo neste domingo, diante do Pouso Alegre. A primeira partida das oitavas de final será na Vila Capanema, enquanto a volta acontecerá em Minas Gerais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!