Estádio da final da Copa do Mundo de 2022 ganha data de inauguração

Lusail Stadium, maior palco do Mundial do Qatar, receberá sua primeira partida no dia 9 de setembro. Seleção Brasileira jogará na arena duas vezes na fase de grupos da competição

Foto: Lance!
Estádio da final da Copa do Mundo de 2022 ganha data de inauguração


Palco da final da Copa do Mundo de 2022 , o Estádio Lusail ganhou data para ser inaugurado. No próximo dia 9 de setembro, a arena receberá a Supercopa Lusail , que será disputada entre os campeões nacionais da Arábia Saudita e do Egito. Além da partida, um show também marcará o evento.


Com capacidade para 80 mil torcedores, o Lusail será o maior estádio do Mundial do Qatar. Ao todo, dez partidas serão disputadas no local, sendo seis na fase de grupos e quatro no mata-mata (uma em cada fase eliminatória). O primeiro jogo será no dia 22 de novembro, entre Argentina e Arábia Saudita. A Seleção Brasileira , por sua vez, jogará duas vezes na primeira fase, contra Sérvia (24/11) e Camarões (2/12).

- Mostrar o Estádio Lusail é o marco final em nossa jornada antes do grande pontapé inicial, em 21 de novembro. Este incrível local forma a peça central do nosso torneio e será o foco da atenção do mundo quando sediar a final da Copa do Mundo, em 18 de dezembro, que também é o Dia Nacional do Qatar. Estou orgulhoso que o estádio desempenhará um papel importante durante o torneio e também entregará um legado duradouro para o povo de Lusail e para a comunidade em geral - disse Hassan Al Thawadi, secretário-geral do Comitê Supremo para Entrega e Legado (SC).

+ Veja a tabela e os grupos da Copa do Mundo de 2022

O design do estádio é inspirado na interação de luz e sombra que caracteriza uma espécie de lampião. Sua forma e fachada dourada ecoam traços decorativos em tigelas, vasos e outras peças de arte encontradas em todo o Oriente Médio, durante o surgimento da civilização na região.

- O Estádio Lusail é um feito incrível de engenharia. A dedicação e o comprometimento de nossas equipes de projeto, juntamente à excelente colaboração com as partes interessadas em todo o Qatar, ajudaram a entregar um local de onde todo o país e região podem se orgulhar. Gostaria de prestar homenagem a todos que trabalharam tanto para entregar este estádio e prepará-lo para o maior show da Terra - declarou o engenheiro Yasir Al Jamal, diretor-geral do SC.

Estádio Lusail será o maior da Copa do Mundo 2022 (Foto: Divulgação)

+ Possível camisa do Japão é revelada: confira uniformes vazados ou lançados para a Copa do Mundo

Ao todo, oito estádios serão utilizados na Copa do Mundo de 2022, que acontece entre 21 de novembro e 18 de dezembro. O Lusail, que fica na cidade homônima ao palco, a cerca de 15 quilômetros da capital Doha, é o último a ser entregue.

- O Estádio Lusail fornecerá um palco magnífico para a final da Copa do Mundo deste ano - a maior e mais prestigiada partida de futebol do planeta. No que diz respeito aos preparativos para a Copa do Mundo, esta é a peça final do quebra-cabeça. Os fãs podem esperar uma experiência memorável e acolhedora quando chegarem ao Qatar para a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio e no mundo árabe. Sediar esta partida de prestígio no Estádio Lusail nos dará uma grande oportunidade de testar a prontidão do local e os diversos planos operacionais que colocamos em prática - frisou Nasser Al Khater, CEO da Copa do Mundo de 2022.