Um ano após conquistar Everest, montanhista brasileira vira garota-propaganda de multinacional
Lance!
Um ano após conquistar Everest, montanhista brasileira vira garota-propaganda de multinacional


A montanhista Aretha Duarte ganhou projeção após alcançar o topo do Everest, no ano passado. O feito abriu caminho para ela se tornar embaixadora da multinacional francesa Veolia no Brasil e buscar se consolidar como um dos rostos da nova geração de líderes do país.

+ Fabrizio Gallas: 'Nadal tirou o coelho da cartola. E segue emocionando'

Primeira mulher negra latino-americana a chegar ao cume do Everest, Aretha segue escalando outras montanhas pelo Brasil. Desde a conquista da mais alta do mundo no dia 23 de maio de 2021, ela conta que não parou de trabalhar em prol de novas metas.

A brasileira usou sua imagem em mais de 300 palestras, entrevistas, lives, reuniões e participações em eventos sociais e esportivos, com o objetivo de usar o próprio exemplo de superação e conquista para incentivar as pessoas, especialmente mulheres e jovens.

- Costumo dizer que todos temos o nosso PIB, o Poder Interno Bruto, e é preciso investir emocional e fisicamente para realizá-lo. Em pouco mais de um ano, transformei o sonho de escalar o Everest em realidade e quero, com isso, mostrar que é possível alcançar objetivos, por mais ambiciosos que sejam. Entendo que minha história e postura após a escalada se enquadram no conceito de ESG, com a interconectividade entre cuidado socioambiental (1/3 dos US$ 67 mil para a Expedição Everest veio de reciclagem), alta performance (para a escalada dificílima) e planejamento e execução de metas (engloba toda a organização para chegar ao Nepal). Não podemos esquecer da representação quanto a diversidade e inclusão pelo fato de eu ser uma mulher preta - avalia Aretha.

Nascida e criada na periferia de Campinas, Aretha é formada em Educação Física e acumula experiência de mais de uma década no montanhismo. Já praticou o esporte em oito países. Além do Everest, escalou o Aconcágua, na Argentina (cinco vezes), o ponto mais alto fora do Himalaia, e o Monte Kilimanjaro, maior montanha da África, além Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela), Pequeno Alpamayo (Bolívia), Vulcões (Equador), entre outros.

Aretha tem visitado instituições de ensino públicas, como a Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, no distrito campineiro de Barão Geraldo.

- Acho fundamental esse contato direto com os jovens e a possibilidade de mostrar que eles podem sonhar grande - afirma a montanhista, que permanece morando no bairro Capivari, na periferia de Campinas.

Entre as empresas, Aretha falou presencialmente na Betterfly e na Inventa, em São Paulo, e tem agenda na PwC, na Ilha de Comandatuba, Bahia. Online, vai trazer sua fala inspiracional para Boticário.

Aretha já palestrou em empresas globais como Ifood, Veolia, Moove, Monte Bravo, Cosan, YPO, Loft, Amazon, entre outras. Também é TED Speaker e ganhadora de prêmios, como o UOL Universa Mulheres Inspiradoras 2021 e Troféu Raça Negra 2021.

Com a Veolia, referência mundial em soluções de gestão de energia, água e resíduos para cidades e indústrias, Aretha assume a função de embaixadora socioambiental.

- A Veolia Brasil é uma empresa de transformação ecológica, que busca regeneração e preservação do meio ambiente no nosso país. Entre várias atividades junto à empresa, tenho sido a interlocutora junto às comunidades no entorno de aterros, para falar sobre a importância de darmos atenção e destinação correta aos resíduos. Estou muito empolgada com essa parceria - conta Aretha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!