Paraskate será atração na etapa de Porto Alegre do STU National

Capital gaúcha presenciará torneio disputado por nove paraskatistas

Paraskate será atração na etapa de Porto Alegre do STU National
Foto: Lance!
Paraskate será atração na etapa de Porto Alegre do STU National


Em janeiro, o paraskatista Vini Sardi foi convidado a participar da primeira etapa do STU National 2022, em Criciúma (SC), e desfilou talento com os demais atletas. Era mais um grande passo para a definitiva introdução do grupo PCD (pessoa com deficiência) no esporte sobre rodinhas, um compromisso de inclusão que também conta com patrocínio do Banco BV, que apresenta a plataforma STU e distribuirá 10 mil reais em premiação. Desta vez, em Porto Alegre (RS), que recebe a competição nesta semana, dos dias 27 a 29, o Paraskate terá o seu torneio exclusivo na capital gaúcha, na modalidade Park, com nove participantes.

+ 'Só peço paciência neste início', diz Zé Roberto sobre renovação na Seleção

Uma importante e certeira decisão que chega junto com a criação da Associação Brasileira de Paraskate, entidade fundada neste mês de maio, com o próprio Vini Sardi, além de Nando Araújo e Tony Alves, à frente do projeto, que contou com a ajuda de mais de 30 pessoas, desde empresários a instrutores de skate. E a ABPSK nasce com a missão de representar o esporte junto aos órgãos oficiais e defender a introdução do skate para pessoas com deficiência nas Paralimpíadas de Los Angeles, em 2028.

Presidente da ABPSK, Vini Sardi, que nasceu com uma má formação congênita nas duas pernas e encontrou no skate uma nova forma de viver, iniciando sobre o shape aos 16 anos, ainda de próteses, já tinha se tornado o idealizador do Paraskate Tour. E, junto à CBSk, deu início em 2021 a um circuito dedicado à categoria, reunindo 14 paraskatistas de todo o Brasil. E o próprio acabou campeão tanto no Street quanto no Park. Entre seus demais feitos, foi medalha de ouro nos X Games em 2019, no Park adaptado.

- A inclusão do paraskate no STU vem somar ao trabalho que estamos fazendo rumo às Paralimpíadas. É muito importante para mostrar a força desses atletas em um evento tão grande, que atrai cada vez mais pessoas. É o público PCD demonstrando que pode praticar esportes radicais de alto nível - declarou Vini Sardi, que, em Porto Alegre, terá como adversários Tony Alves, John Henrique, Willian de Almeida, Ítalo Romano, Guinho, David Souza, Felipe Nunes e Ruan Felipe.