Games e streaming: médica faz alerta para que pais evitem que os filhos troquem o dia pela noite
Lance!
Games e streaming: médica faz alerta para que pais evitem que os filhos troquem o dia pela noite


O sucesso que os canais de streamings fazem na madrugada sugere um alerta: muitos jovens estão trocando o dia pela noite. Muitos, inclusive, mal repõem o sono no dia seguinte, e isso impacta tanto no rendimento escolar quanto na saúde, como alerta a Dra. Ana Bárbara Jannuzzi, médica pós-graduada em Pediatria.

"Desregular a percepção sensorial do que é dia e noite, desregula também os hormônios envolvidos no ciclo circadiano, afetando questões como desenvolvimento emocional, cognitivo e imunológico - uma vez que estes fatores se relacionam ao sono de qualidade", atenta a médica. "Estudos feitos com trabalhadores noturnos, que trocam o dia pela noite, associam a privação crônica a aumento de risco de várias doenças cardiovasculares e também de câncer".

Outro ponto que a privação do sono afeta nas crianças é no comportamento.

"Estar em privação crônica de sono deixa a criança agressiva, irritada, com tendência a tomar atitudes perigosas, com dificuldade de se relacionar com o mundo, com dificuldade de atenção. Temos um indivíduo que não consegue prestar atenção nas matérias escolares ou mesmo se relacionar em família", explica.

Dra. Ana Bárbara Jannuzzi ainda destaca que é necessário o equilíbrio em relação às atividades dos jovens, que em muitos casos se limitam aos jogos eletrônicos, seja para jogar ou para assistir streamers em ação.

"A mensagem é principalmente para os pais, uma vez que é difícil que os jovens mudem este comportamento sozinhos: é preciso que tomemos as rédeas do crescimento saudável dos nossos filhos. Isso significa não permitir acesso a eletrônicos na hora de dormir, fiscalizar a que horas a criança está indo para a cama e também fiscalizar a qualidade do conteúdo que está sendo acessado", frisa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!