Wushu Sanda reúne diferentes estilos e será uma das atrações do Arnold South America 2022
TATAME
Wushu Sanda reúne diferentes estilos e será uma das atrações do Arnold South America 2022


Falta pouco para o retorno do Arnold South America, que após dois anos de atraso por conta da pandemia, irá acontecer este ano, entre os dias 29 de abril e 1º de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Maior evento multiesportivo da América do Sul, reunindo em um mesmo lugar exposições, congressos e competições nos segmentos de nutrição esportiva, equipamentos, lutas, fitness e qualidade de vida, o Arnold South America 2022 contará com mais de 40 modalidades esportivas, entre elas o Wushu Sanda e o Wushu Taolu (Formas de Kung Fu).

A organização das disputas ficará a cargo da Federação Brasileira de Wushu Sanda (FBRWS) e parceiras (WKA / IWSF / WMMAF / ISF), e a expectativa é de receber cerca de 300 competidores no domingo (dia 1º). Presidente da FBRWS, Lincoln Albuquerque destrinchou os estilos de luta que farão parte do evento: Sanda Amador, Super Fight e Extreme, Shuai Jiao (Wrestling chinês), Combate Interestilos, Shoot Boxe, Sanda Light, Semi Contato e Wushu Taolu.

- Vamos ter participantes de 4 anos até mais de 60 anos, além de uma gama grande de estilos para que mais atletas possam competir de ninguém fique de fora. No Sanda Amador e Super Fight, o que difere as modalidades é o tempo de round menor para os amadores e as proteções que não são usadas no Super Fight, onde teremos títulos sul-americanos da WKF (associação mundial de Sanda) em disputa. Já o Extreme nada mais é do que o Super Fight com luvas de MMA ao invés do Boxe tradicional - disse Lincoln, que continuou:

- No Combate Interestilos, usamos uma regra específica para que atletas de outras modalidades possam lutar em uma regra próxima ao Sanda. O Shoot Boxe é muito similar ao MMA, e neste estilo teremos os títulos da Copa do Mundo válidos pela ISF. Ainda ocorrerão disputas de Shuai Jiao, onde só é permitido projetar o adversário, modalidades de baixo contato, como Sanda Light e Semi Contato, e o tradicional Wushu Taolu, que são as formas do Kung Fu -.

Ainda segundo o presidente, a expectativa pelo Wushu Sanda e Forma no Arnold South America 2022 é a melhor possível. As inscrições estão na reta final (saiba mais) e toda equipe empenhada, sem falar na visibilidade que o maior evento multiesportivo da América do Sul traz para o esporte.

- Organizo competições no Arnold South America desde 2014 e o retorno dos participantes sempre é muito positivo. Por isso, esperamos mais uma competição de sucesso, sendo o Wushu Sanda e Forma uma das áreas que mais atrai o público por sua dinâmica e plasticidade. O nível dos atletas brasileiros e estrangeiros também está muito alto, então será um show à parte - projetou Lincoln, que encerrou citando os benefícios da modalidade:

- Quando aplicado de maneira correta, o Wushu Sanda é progressivo e intenso, dentro dos limites de cada um. Os benefícios dessa prática são muitos, como saúde, emagrecimento, tonificar o corpo, controle emocional, além das finalidades esportiva e de defesa pessoal -.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários