Liverpool tem histórico recente favorável contra clubes de Portugal, mas Benfica é pedra no sapato
João Brandão
Liverpool tem histórico recente favorável contra clubes de Portugal, mas Benfica é pedra no sapato


Rival do Benfica nas quartas de final da Champions League, o Liverpool possui um histórico de confrontos favoráveis contra clubes de Portugal. O Porto, equipe que mais tem se consolidado no cenário europeu, tem sido a principal vítima dos Reds nos últimos anos. No entanto, o retrospecto dos ingleses contra as Águias no século XXI revela equilíbrio.

HISTÓRICO RECENTE
​Desde a temporada 2017/2018, o Liverpool encarou os Dragões em seis oportunidades, conquistando cinco vitórias e tendo um único empate. Nesses confrontos, os Reds anotaram 18 gols e sofreram apenas dois tentos contra a melhor equipe de Portugal dos últimos anos e atual líder do Campeonato Português.

Na atual temporada, ambas as equipes estiveram no Grupo B na Liga dos Campeões e o Liverpool não tomou conhecimento do time dirigido por Sergio Conceição. Na estrada, a equipe de Jurgen Klopp venceu por 5 a 1, enquanto no duelo de volta, poupando alguns atletas por já ter a classificação garantida com antecedência, triunfou em Anfield por 2 a 0.

Quem vê apenas números e históricos deve pensar que o Liverpool irá atropelar o Benfica, uma vez que os Encarnados ocupam apenas a 3ª colocação do Campeonato Português, enquanto que o líder, invicto até aqui, sofreu um 7 a 1 somando os dois placares contra os Reds. No entanto, o histórico contra as Águias é bem diferente.

HISTÓRICO NO SÉCULO
​Se expandirmos o histórico do Liverpool contra clubes de Portugal no século, o desempenho já não é o mesmo dos últimos anos. Em 16 confrontos desde 2001, os ingleses conquistaram sete vitórias, sendo cinco apenas contra o Porto após a chegada de Jurgen Klopp no comando.

Um ano após ter sido campeão da Champions League em 2004/2005, o Liverpool encontrou o Benfica nas oitavas de final da competição. As Águias venceram os Reds por 1 a 0 no Estádio da Luz e garantiram a classificação com um imponente triunfo no Anfield por 2 a 0.

As equipes voltaram a se encontrar na Europa League 2009/2010, mas nas quartas de final. Os portugueses até venceram o duelo de ida, em casa, por 2 a 1, mas sofreram uma dura derrota por 4 a 1 na Inglaterra. No entanto, o histórico é mais favorável à zebra. O que também não diz muita coisa, pois cada história está sendo construída a cada jogo.

Há um fato: o Liverpool é o favorito no confronto pelas casas de apostas, mas também por quem acompanha futebol. Mas surpresas acontecem e não seria a primeira zebra portuguesa que surpreenderia um grande clube europeu na maior competição da Uefa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!