Fotógrafo Marcello Sortino analisa os desafios de fotografar corridas de rua
Iúri Totti
Fotógrafo Marcello Sortino analisa os desafios de fotografar corridas de rua


As corridas de rua estão cada vez mais populares não só entre atletas profissionais, como também com praticantes amadores. E, para a maior parte dos competidores, é quase tão importante registrar os momentos quanto participar das provas – seja para guardar como recordação ou para divulgar o trabalho nas redes sociais.

Neste cenário, a figura do fotógrafo de corridas de rua ganha cada vez mais destaque. Em um ambiente externo, como o que ocorrem as provas, esse profissional pode lidar com diversas adversidades, como mudanças climáticas e dificuldade para captar os melhores ângulos dos competidores, conforme explicou o fotógrafo, filmmaker e diretor criativo Marcello Sortino.

“O último projeto que fiz relacionado à corrida de rua foi a maratona da Fila, em 2021. O principal desafio de fotografar e filmar uma maratona – que é em local externo – é pegar o timing perfeito que capte a toda a emoção do atleta no momento da prova”, explicou.

“E, para isso, temos alguns desafios, como nos posicionarmos bem e sabermos os momentos certos de pegarmos a fotografia e a filmagem dos atletas. Por estarmos lidando com um local externo, que traz muitas variáveis, costumamos combinar um ponto estratégico com os atletas. Deste modo, eles podem me ajudar a produzir a melhor foto possível ao saberem que serão fotografados naquele local específico”, completou.

Leia Também

Aos 25 anos, Marcello já acumula mais de sete anos de experiência como fotógrafo no Brasil e no exterior. Praticante de musculação e corrida, Sortino explica como essa experiência o ajuda no bom desempenho do trabalho.

“O fato de eu praticar corrida ajuda a entender o que os atletas estão passando na questão da performance e da superação. Então, sem dúvidas, isso me conecta ainda mais com eles e com o meu assunto fotográfico que, neste caso, são os atletas”, concluiu.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!