Lewandowski melhor do mundo, homenagem a Cristiano Ronaldo... Veja todos os prêmios do Fifa The Best

Polonês desbanca Messi para ficar com o prêmio de melhor jogador do mundo. Seleções ideais da temporada geram polêmica tanto no feminino quanto no masculino

Lewandowski melhor do mundo, homenagem a Cristiano Ronaldo... Veja todos os prêmios do Fifa The Best
Foto: Lance!
Lewandowski melhor do mundo, homenagem a Cristiano Ronaldo... Veja todos os prêmios do Fifa The Best


A Fifa entregou nesta segunda-feira os prêmios do The Best , que condecorou os melhores do mundo da última temporada. Em cerimônia realizada sem público na sede da entidade, em Zurique, na Suíça, por conta de restrições da Covid-19, o polonês Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador .


É a segunda vez consecutiva que o artilheiro do Bayern de Munique leva o prêmio de melhor do mundo. No ano passado, o polonês desbancou Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Desta vez, o egípcio Mohamed Salah estava no lugar do português na briga.

+ Veja a tabela e os jogos da Champions League

No futebol feminino, Alexia Putellas, do Barcelona, conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo . A espanhola de 27 anos repetiu o feito da Bola de Ouro , prêmio entregue pela revista "France Football", e desbancou Sam Kerr e Jennifer Hermoso.

Putellas foi eleita a melhor do mundo pela primeira vez na carreira (Foto: Reprodução / SporTV)

VEJA OUTRAS PREMIAÇÕES

Melhores técnicos: Thomas Tuchel e Emma Hayes, dos times masculino e feminino do Chelsea, respectivamente, foram eleito os melhores treinadores do mundo . O alemão conquistou a Champions League, enquanto a inglesa faturou o Campeonato Inglês.

Thomas Tuchel rapidamente mudou o Chelsea (Foto: Reprodução / SporTV)

Emma Hayes bateu na trave na Champions feminina (Foto: Reprodução / SporTV)

Melhores goleiros: Christiane Endler, do Lyon , e Édouard Mendy, do Chelsea , ficaram com os prêmios de melhores goleiros do futebol feminino e masculino na temporada. A chilena venceu o Campeonato Francês com o PSG antes de chegar aos Gones e o senegalês foi destaque dos Blues na Champions League.

Edler defendia o PSG antes de chegar ao Lyon (Foto: Reprodução / SporTV)

Mendy está com a seleção de Senegal e não participou da cerimônia (Foto: Reprodução / SporTV)

+ Coutinho, campeões do Real Madrid, Antony, Evanílson… Os destaques brasileiros no fim de semana do futebol europeu

Prêmio Puskás:
Erik Lamela, atualmente no Sevilla, venceu a disputa de gol mais bonito da última temporada . Na ocasião, quando ainda vestia a camisa do Tottenham, o argentino marcou um belo de gol de letra em derrota dos Spurs no clássico com o Arsenal por 2 a 1 .

Golaço de Lamela mostrou muito recurso (Foto: Reprodução / SporTV)

Caso Eriksen: A Dinamarca também foi premiada em duas ocasiões da premiação. Primeiro, no "Fair Play", os médicos da seleção dinamarquesa foram homenageados pelo socorro prestado ao ex-jogador da Inter de Milão, que sofreu uma parada cardíaca na estreia da Eurocopa . Na sequência, no "Fifa Fans Awards", torcedores de Dinamarca e Finlândia foram homenageados pelo apoio durante o momento com Christian Eriksen.

Médico da Dinamarca foi premiado (Foto: Reprodução / SporTV)

Torcedores dinamarqueses e finlandeses receberam prêmio da Fifa (Foto: Reprodução / SporTV)

Seleções do ano: Alvo de polêmica, a Fifa divulgou também o time ideal da temporada no futebol feminino e masculino. No feminino, sem a presença de nenhuma jogadora do Barcelona, que venceu tudo na última temporada, incluindo a melhor do mundo, Alexia Putellas, a brasileira Marta apareceu entre as listadas. No masculino, um time com quatro atacantes foi eleito.

Marta foi um dos destaques do onze ideal (Foto: Reprodução / SporTV)

Ataque do time masculino teve Messi, Lewandowski, Haaland e Cristiano Ronaldo (Foto: Reprodução / SporTV)

Homenagens individuais: Além das premiações já conhecidas, a Fifa preparou duas surpresas, para homenagear Christine Sinclair e Cristiano Ronaldo. A canadense, de 38 anos, é a maior artilheira de seleções da história do futebol entre homens e mulheres, com 188 gols marcados. Já o português, que quebrou o recorde do iraniano Ali Daei, tornou-se o maior artilheiro de seleções do futebol masculino .

Sinclair é um dos maiores nomes da história do futebol feminino (Foto: Reprodução / SporTV)

Cristiano Ronaldo quebrou recorde de gols na Eurocopa (Foto: Reprodução / SporTV)