Carreata do Museu do Esporte começa nesta semana em Angra dos Reis (RJ)
Lance!
Carreata do Museu do Esporte começa nesta semana em Angra dos Reis (RJ)


Uma carreta de 13,50 metros de comprimento, com 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições andará pelo Estado do Rio para contar a história do esporte brasileiro e desafiar atletas, profissionais e amadores, na prática virtual de várias modalidades esportivas, numa plataforma 3D. Essa é a proposta do eMuseu do Esporte, que começa sua viagem por vários municípios do estado, nesta quarta-feira (5), pela cidade de Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense, onde fica até dia 8 de janeiro, na Estação Santa Lusia.

O lançamento do eMuseu aconteceu a 20 de dezembro, em Niterói, na Região Metropolitana do estado, onde foi visitado por centenas de pessoas, curiosos em conhecer um pouco mais da história do esporte nacional, atletas amadores e atletas profissionais. Entre as diversas atrações, um holograma da super atleta do basquete, Magic Paula, interage com os visitantes, lembrando suas principais conquistas. Depois de Angra, o projeto segue para Bom Jesus do Itabapoana, Macaé, Búzios, Resende, Teresópolis e São Pedro d'Aldeia, encerrando o tour no final de março, no Rio.

A carreta do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br) tem como parceiros a Enel Distribuição Rio (patrocinadora master do projeto), a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio (patrocínio pela Lei de Incentivo do Esporte do Governo Estadual), Prefeitura de Angra dos Reis, Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Fortaleza e Juventude.

“O Brasil tem uma história muito forte com o esporte, crescendo cada dia mais em diversas modalidades. A carreta do eMuseu une um pouco do mundo virtual com o real para contar essa história e, com isso, diversas gerações têm a oprtunidade de conhecer ou relembrar fatos importantes do esporte nacional que não devem ser esquecidos, além de incentivar a prática de atividades esportivas", explica Bianca Gama, CEO do eMuseu do Esporte, uma realização da startup Gama Assessoria em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS).

Todos os visitantes do eMuseu podem viver se momento atleta em diferentes modalidades através de vídeos imersivos e simuladores que remetem às emoções das manobras do skate, bicicleta e surfe, entre outras atrações. Na primeira parada, em Niterói, atletas como o surfista Ricardo Tatuí e o triatleta Armando Barcellos, experimentaram os desafios do esporte virtual.

“Quando as pessoas se deparam com um trabalho desses ficam empolgadas. Além de aprender sobre a história, poder sentir virtualmente a emoção de praticar um esporte radical é simplesmente o máximo”, afirmou Ricardo Tatuí, depois de se aventurar na plataforma 3D em várias modalidades.

Do lado externo da carreta, a ideia é oferecer ao público a possibilidade de práticas esportivas amadoras, clínicas com atletas e ex-atletas além de oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei, além da criação de material esportivo com reciclagem, chamando atenção também para a sustentabilidade.

Armando Barcellos campeão de triatlon e um dos atletas mais premiados do estado também aprovou a iniciativa. “O esporte precisa de atitudes como essa, pois dão visibilidades às diversas modalidades e, a partir daí, os jovens são estimulados a praticar os mais variados esportes. Isso é muito importante para a formação de futuros atletas”.
a Me.
Calendário
Angra dos Reis – 05/01 a 08/01
Bom Jesus – 11/01 a 17/01
Macaé – 20/01 a 27/01
Búzios – 30/01 a 07/02
Resende – 10/02 a 17/02
Teresópolis – 06/03 a 14/03
São Pedro d`Aldeia – 17/03 a 23/03
Rio de Janeiro – 25/03 a 29/03

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!